Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE QUÍMICA: O USO DO JOGO LÚDICO PARA CONHECIMENTO DOS TRANSGÊNICOS

Palavra-chaves: TRANSGÊNICOS, ENSINO, JOGO LÚDICO Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36764
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3417
    "inscrito_id" => 9710
    "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: O USO DO JOGO LÚDICO PARA CONHECIMENTO DOS TRANSGÊNICOS"
    "resumo" => "A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre os transgênicos, que vem sendo discutido em todos os eixos de comunicação. Trata-se de um tema polêmico, aspectos econômicos, científicos e éticos, que necessitam ser discutidos para que ocorra o devido esclarecimento e que os conhecimentos não fiquem restringidos apenas à comunidade científica, mas que sejam acessíveis também à população em geral, que muitas vezes por falta de informação ou mesmo por apresentar conceitos equivocados discrimina os Organismos geneticamente modificados (OGMs). As comunidades científicas e em geral devem estar abertas para debates, sem qualquer tipo de preconceito, permitindo uma avaliação criteriosa da aplicação dessa tecnologia nos alimentos e especificação nos rótulos desses produtos; pois sendo assim, permite uma escolha no consumo destas mercadorias. Esta pesquisa tem o objetivo geral informar aos alunos quanto à produção e aspectos envolvidos no consumo desses alimentos através de uma proposta de ensino direcionada ao tema, por meio de aulas, questionários, jogo lúdico, vídeos. Além de incentivar, e sensibilizar os alunos do Ensino Médio que serão envolvidos para exercer sua cidadania, a fim de que se questionem a respeito das vantagens e desvantagens do uso dos transgênicos em nosso cotidiano, contudo, ainda não conseguimos responder com precisão se os alimentos transgênicos fazem bem ou mal para a nossa saúde. A título de exemplo, utilizou-se o Jogo: Trilha Pedagógica para análise dos resultados na Escola Estadual Júlio de Melo, situada no município de Floresta-PE, que contou com a participação de 24 alunos desta instituição. Mostrando o importante papel deste projeto tem na rede de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "TRANSGÊNICOS, ENSINO, JOGO LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID9710_12102017175518.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIKAELLY KIARA CAVALCANTI BERNARDO "
    "autor_nome_curto" => "MIKAELLY C."
    "autor_email" => "mikaellybiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36764
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3417
    "inscrito_id" => 9710
    "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: O USO DO JOGO LÚDICO PARA CONHECIMENTO DOS TRANSGÊNICOS"
    "resumo" => "A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre os transgênicos, que vem sendo discutido em todos os eixos de comunicação. Trata-se de um tema polêmico, aspectos econômicos, científicos e éticos, que necessitam ser discutidos para que ocorra o devido esclarecimento e que os conhecimentos não fiquem restringidos apenas à comunidade científica, mas que sejam acessíveis também à população em geral, que muitas vezes por falta de informação ou mesmo por apresentar conceitos equivocados discrimina os Organismos geneticamente modificados (OGMs). As comunidades científicas e em geral devem estar abertas para debates, sem qualquer tipo de preconceito, permitindo uma avaliação criteriosa da aplicação dessa tecnologia nos alimentos e especificação nos rótulos desses produtos; pois sendo assim, permite uma escolha no consumo destas mercadorias. Esta pesquisa tem o objetivo geral informar aos alunos quanto à produção e aspectos envolvidos no consumo desses alimentos através de uma proposta de ensino direcionada ao tema, por meio de aulas, questionários, jogo lúdico, vídeos. Além de incentivar, e sensibilizar os alunos do Ensino Médio que serão envolvidos para exercer sua cidadania, a fim de que se questionem a respeito das vantagens e desvantagens do uso dos transgênicos em nosso cotidiano, contudo, ainda não conseguimos responder com precisão se os alimentos transgênicos fazem bem ou mal para a nossa saúde. A título de exemplo, utilizou-se o Jogo: Trilha Pedagógica para análise dos resultados na Escola Estadual Júlio de Melo, situada no município de Floresta-PE, que contou com a participação de 24 alunos desta instituição. Mostrando o importante papel deste projeto tem na rede de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "TRANSGÊNICOS, ENSINO, JOGO LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID9710_12102017175518.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIKAELLY KIARA CAVALCANTI BERNARDO "
    "autor_nome_curto" => "MIKAELLY C."
    "autor_email" => "mikaellybiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre os transgênicos, que vem sendo discutido em todos os eixos de comunicação. Trata-se de um tema polêmico, aspectos econômicos, científicos e éticos, que necessitam ser discutidos para que ocorra o devido esclarecimento e que os conhecimentos não fiquem restringidos apenas à comunidade científica, mas que sejam acessíveis também à população em geral, que muitas vezes por falta de informação ou mesmo por apresentar conceitos equivocados discrimina os Organismos geneticamente modificados (OGMs). As comunidades científicas e em geral devem estar abertas para debates, sem qualquer tipo de preconceito, permitindo uma avaliação criteriosa da aplicação dessa tecnologia nos alimentos e especificação nos rótulos desses produtos; pois sendo assim, permite uma escolha no consumo destas mercadorias. Esta pesquisa tem o objetivo geral informar aos alunos quanto à produção e aspectos envolvidos no consumo desses alimentos através de uma proposta de ensino direcionada ao tema, por meio de aulas, questionários, jogo lúdico, vídeos. Além de incentivar, e sensibilizar os alunos do Ensino Médio que serão envolvidos para exercer sua cidadania, a fim de que se questionem a respeito das vantagens e desvantagens do uso dos transgênicos em nosso cotidiano, contudo, ainda não conseguimos responder com precisão se os alimentos transgênicos fazem bem ou mal para a nossa saúde. A título de exemplo, utilizou-se o Jogo: Trilha Pedagógica para análise dos resultados na Escola Estadual Júlio de Melo, situada no município de Floresta-PE, que contou com a participação de 24 alunos desta instituição. Mostrando o importante papel deste projeto tem na rede de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.