O texto é parte da pesquisa intitulada: Afetividade e ensino-aprendizagem: uma relação necessária para o desenvolvimento cognitivo da criança e teve como objetivo Conhecer o trabalho docente a partir da relação com os aspectos afetivo, cognitivo e motor de crianças da Educação Infantil e de que forma essa relação contribui para o desenvolvimento cognitivo dessas crianças. O estudo se justifica por ser uma temática que vem crescendo no campo educacional, além das dúvidas e questionamentos que surgiram acerca do tema devido já atuar enquanto docente na educação infantil. Os dados foram coletados a partir de questionário aberto, que proporcionou a obtenção de informações relevantes às necessidades da pesquisa, além das observações. Essa foi uma pesquisa qualitativa a partir do estudo de caso. Os dados coletados foram analisados à luz da teoria walloniana. Os resultados da pesquisa mostram que as boas relações vivenciadas entre professor e alunos favorecem de forma satisfatória o desenvolvimento cognitivo das crianças da Educação Infantil. Percebemos ao longo do trabalho a necessidade de se desenvolver atividades pedagógicas que contribuam com a construção dessas boas relações e, consequentemente, no desenvolvimento cognitivo dessas crianças. Podemos enfatizar que o diálogo existente na sala de aula é também um forte aliado na solução dos conflitos enfrentados no ambiente escolar. Concluímos que o papel da escola é fundamental para que haja o desenvolvimento integral da criança, levando em consideração seus aspectos afetivos, cognitivos e motores. Dessa forma, é necessário que sejam tomadas atitudes importantes por parte da escola que priorize meios de socializar as crianças no caráter pedagógico, pessoal e social. Assim sendo, o processo de ensino aprendizagem estará se concretizando de forma satisfatória.