O construto apresenta os resultados do trabalho de formação inicial realizado no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. A partir da produção de jogos didáticos para o ensino de História da África, dos Negros e dos Povos Indígenas no Brasil e em Alagoas buscou-se estimular a autonomia docente na elaboração das práticas de ensino e dos recursos didáticos. No período de 2012-2017 desenvolveu-se o levantamento e a análise dos recursos didáticos e dos livros de teoria e metodologia relacionados ao Ensino de História que estavam disponíveis nas escolas públicas e privadas que ofertam Ensino Fundamental em Maceió. Identificou-se que é restrito o volume de recursos didáticos e pedagógicos (exceto o livro didático) disponibilizado para os professores e os estudantes. Tal constatação motivou o desenvolvimento, em 2017, da proposta de produção de material didático por professores em formação inicial. Como resultado, nas escolas, onde os jogos foram aplicados, os professores atuantes solicitaram a doação dos recursos didáticos. Isto possibilita afirmar que os docentes experientes são favoráveis ao desenvolvimento de novas vivências pedagógicas, desde que as atividades se apresentem de forma objetiva, sistematizada e teoricamente referenciada, e, ainda, que o exercício da docência pode ser principiado por uma formação teórico-prática consistente e pelo exercício da pesquisa, mediante a produção de novos recursos didáticos e técnicas de ensino.