Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE HISTÓRIA E JOGOS DIDÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, JOGOS DIDÁTICOS, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37022
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 2199
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE HISTÓRIA E JOGOS DIDÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O construto apresenta os resultados do trabalho de formação inicial realizado no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. A partir da produção de jogos didáticos para o ensino de História da África, dos Negros e dos Povos Indígenas no Brasil e em Alagoas buscou-se estimular a autonomia docente na elaboração das práticas de ensino e dos recursos didáticos. No período de 2012-2017 desenvolveu-se o levantamento e a análise dos recursos didáticos e dos livros de teoria e metodologia relacionados ao Ensino de História que estavam disponíveis nas escolas públicas e privadas que ofertam Ensino Fundamental em Maceió. Identificou-se que é restrito o volume de recursos didáticos e pedagógicos (exceto o livro didático) disponibilizado para os professores e os estudantes. Tal constatação motivou o desenvolvimento, em 2017, da proposta de produção de material didático por professores em formação inicial. Como resultado, nas escolas, onde os jogos foram aplicados, os professores atuantes solicitaram a doação dos recursos didáticos. Isto possibilita afirmar que os docentes experientes são favoráveis ao desenvolvimento de novas vivências pedagógicas, desde que as atividades se apresentem de forma objetiva, sistematizada e teoricamente referenciada, e, ainda, que o exercício da docência pode ser principiado por uma formação teórico-prática consistente e pelo exercício da pesquisa, mediante a produção de novos recursos didáticos e técnicas de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, JOGOS DIDÁTICOS, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2199_31052017224526.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA GIORDANNA ARAUJO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GIORDANNA ARAUJO"
    "autor_email" => "agiordanna@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37022
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 2199
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE HISTÓRIA E JOGOS DIDÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O construto apresenta os resultados do trabalho de formação inicial realizado no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. A partir da produção de jogos didáticos para o ensino de História da África, dos Negros e dos Povos Indígenas no Brasil e em Alagoas buscou-se estimular a autonomia docente na elaboração das práticas de ensino e dos recursos didáticos. No período de 2012-2017 desenvolveu-se o levantamento e a análise dos recursos didáticos e dos livros de teoria e metodologia relacionados ao Ensino de História que estavam disponíveis nas escolas públicas e privadas que ofertam Ensino Fundamental em Maceió. Identificou-se que é restrito o volume de recursos didáticos e pedagógicos (exceto o livro didático) disponibilizado para os professores e os estudantes. Tal constatação motivou o desenvolvimento, em 2017, da proposta de produção de material didático por professores em formação inicial. Como resultado, nas escolas, onde os jogos foram aplicados, os professores atuantes solicitaram a doação dos recursos didáticos. Isto possibilita afirmar que os docentes experientes são favoráveis ao desenvolvimento de novas vivências pedagógicas, desde que as atividades se apresentem de forma objetiva, sistematizada e teoricamente referenciada, e, ainda, que o exercício da docência pode ser principiado por uma formação teórico-prática consistente e pelo exercício da pesquisa, mediante a produção de novos recursos didáticos e técnicas de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, JOGOS DIDÁTICOS, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2199_31052017224526.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA GIORDANNA ARAUJO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GIORDANNA ARAUJO"
    "autor_email" => "agiordanna@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O construto apresenta os resultados do trabalho de formação inicial realizado no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. A partir da produção de jogos didáticos para o ensino de História da África, dos Negros e dos Povos Indígenas no Brasil e em Alagoas buscou-se estimular a autonomia docente na elaboração das práticas de ensino e dos recursos didáticos. No período de 2012-2017 desenvolveu-se o levantamento e a análise dos recursos didáticos e dos livros de teoria e metodologia relacionados ao Ensino de História que estavam disponíveis nas escolas públicas e privadas que ofertam Ensino Fundamental em Maceió. Identificou-se que é restrito o volume de recursos didáticos e pedagógicos (exceto o livro didático) disponibilizado para os professores e os estudantes. Tal constatação motivou o desenvolvimento, em 2017, da proposta de produção de material didático por professores em formação inicial. Como resultado, nas escolas, onde os jogos foram aplicados, os professores atuantes solicitaram a doação dos recursos didáticos. Isto possibilita afirmar que os docentes experientes são favoráveis ao desenvolvimento de novas vivências pedagógicas, desde que as atividades se apresentem de forma objetiva, sistematizada e teoricamente referenciada, e, ainda, que o exercício da docência pode ser principiado por uma formação teórico-prática consistente e pelo exercício da pesquisa, mediante a produção de novos recursos didáticos e técnicas de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.