Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS E LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE LEITURA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, TECNOLOGIA DIGITAL, LETRAMENTO Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37292
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1756
    "inscrito_id" => 3032
    "titulo" => "JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS E LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE LEITURA"
    "resumo" => "O processo de letramento na educação infantil encontra-se diante de um desafio, desenvolver-se em meio a aparelhos tecnológicos avançados, que estão inseridos na sociedade. \tA leitura é muito importante na vida de uma criança pois contribui para seu desenvolvimento cognitivo. Com isso a escola deve se preocupar em contribuir de forma positiva, com a aprendizagem do aluno e os meios de viabilizar esse processo. O uso de recursos tecnológicos na complementação do processo de letramento é uma prática possível, justificando a relevância desta pesquisa, por refletir sobre as possibilidades de uso que as tecnologias oferecem para a aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo identificar as contribuições que o uso das tecnologias digitais traz para os alunos, em fase de letramento e descrever os desafios encontrados pelos docentes como obstáculos no uso, ou não, destes recursos. Este é um projeto de intervenção de caráter exploratório, descritivo, em uma abordagem qualitativa, onde a coleta de dados se deu por observação da sala de aula e dialogo com a docente da turma e a aplicação de um jogo digital, disponível de forma livre na rede de computadores. Para concretização foi desenvolvido uma prática com alunos de educação infantil, em fase de letramento, em uma escola particular da cidade de Esperança-PB. O recurso multimídia utilizado foi o “Jogo da forca” com o auxílio de um computador, sem internet, trabalhado offline. Pode-se perceber uma motivação a mais para os alunos, pois o uso do computador na sala de aula era novidade. Os alunos não apresentaram dificuldades de manuseio ou interação com o computador ou com o jogo, porém alguns tiveram dificuldade de concluir a proposta, por apresentar também limitações na habilidade de ler. Contudo, cabe ao docente buscar capacitação para planejar formas de inserir as tecnologias no processo de letramento e na sala de aula, pois o uso destes recursos demonstrou ser eficaz para a aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, TECNOLOGIA DIGITAL, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID3032_11092017111325.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHAIANNY KÉSSEN DE ARAÚJO ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "SHAIANNY"
    "autor_email" => "shaiannykalmeida@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37292
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1756
    "inscrito_id" => 3032
    "titulo" => "JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS E LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE LEITURA"
    "resumo" => "O processo de letramento na educação infantil encontra-se diante de um desafio, desenvolver-se em meio a aparelhos tecnológicos avançados, que estão inseridos na sociedade. \tA leitura é muito importante na vida de uma criança pois contribui para seu desenvolvimento cognitivo. Com isso a escola deve se preocupar em contribuir de forma positiva, com a aprendizagem do aluno e os meios de viabilizar esse processo. O uso de recursos tecnológicos na complementação do processo de letramento é uma prática possível, justificando a relevância desta pesquisa, por refletir sobre as possibilidades de uso que as tecnologias oferecem para a aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo identificar as contribuições que o uso das tecnologias digitais traz para os alunos, em fase de letramento e descrever os desafios encontrados pelos docentes como obstáculos no uso, ou não, destes recursos. Este é um projeto de intervenção de caráter exploratório, descritivo, em uma abordagem qualitativa, onde a coleta de dados se deu por observação da sala de aula e dialogo com a docente da turma e a aplicação de um jogo digital, disponível de forma livre na rede de computadores. Para concretização foi desenvolvido uma prática com alunos de educação infantil, em fase de letramento, em uma escola particular da cidade de Esperança-PB. O recurso multimídia utilizado foi o “Jogo da forca” com o auxílio de um computador, sem internet, trabalhado offline. Pode-se perceber uma motivação a mais para os alunos, pois o uso do computador na sala de aula era novidade. Os alunos não apresentaram dificuldades de manuseio ou interação com o computador ou com o jogo, porém alguns tiveram dificuldade de concluir a proposta, por apresentar também limitações na habilidade de ler. Contudo, cabe ao docente buscar capacitação para planejar formas de inserir as tecnologias no processo de letramento e na sala de aula, pois o uso destes recursos demonstrou ser eficaz para a aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, TECNOLOGIA DIGITAL, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID3032_11092017111325.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHAIANNY KÉSSEN DE ARAÚJO ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "SHAIANNY"
    "autor_email" => "shaiannykalmeida@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O processo de letramento na educação infantil encontra-se diante de um desafio, desenvolver-se em meio a aparelhos tecnológicos avançados, que estão inseridos na sociedade. A leitura é muito importante na vida de uma criança pois contribui para seu desenvolvimento cognitivo. Com isso a escola deve se preocupar em contribuir de forma positiva, com a aprendizagem do aluno e os meios de viabilizar esse processo. O uso de recursos tecnológicos na complementação do processo de letramento é uma prática possível, justificando a relevância desta pesquisa, por refletir sobre as possibilidades de uso que as tecnologias oferecem para a aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo identificar as contribuições que o uso das tecnologias digitais traz para os alunos, em fase de letramento e descrever os desafios encontrados pelos docentes como obstáculos no uso, ou não, destes recursos. Este é um projeto de intervenção de caráter exploratório, descritivo, em uma abordagem qualitativa, onde a coleta de dados se deu por observação da sala de aula e dialogo com a docente da turma e a aplicação de um jogo digital, disponível de forma livre na rede de computadores. Para concretização foi desenvolvido uma prática com alunos de educação infantil, em fase de letramento, em uma escola particular da cidade de Esperança-PB. O recurso multimídia utilizado foi o “Jogo da forca” com o auxílio de um computador, sem internet, trabalhado offline. Pode-se perceber uma motivação a mais para os alunos, pois o uso do computador na sala de aula era novidade. Os alunos não apresentaram dificuldades de manuseio ou interação com o computador ou com o jogo, porém alguns tiveram dificuldade de concluir a proposta, por apresentar também limitações na habilidade de ler. Contudo, cabe ao docente buscar capacitação para planejar formas de inserir as tecnologias no processo de letramento e na sala de aula, pois o uso destes recursos demonstrou ser eficaz para a aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.