Este trabalho científico abarca a Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro que abriga a Coleção Casa da Madrinha, cujo acervo é destinado ao público infantojuvenil e que, portanto, poderia ser considerado de grande importância e essencial para as práticas de leitura das crianças e jovens, como também, para as práticas educacionais dos discentes da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A situação-problema que se instaura, destaca-se a pouca participação, por parte dos docentes e e discentes da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro na Coleção Casa da Madrinha. Para tanto, se propõe a efetivação do projeto Casa da Madrinha para que a Coleção tenha mais visibilidade dentro e fora da Universidade, e que também possa ser mais explorada, principalmente pelos discentes e docentes da Faculdade de Letras. Caracteriza-se no desenho desa pesquisa uma pesquisação com enfoque descritivo e abordagem qualitativa e quantitativa (mista). O objetivo geral é analisar quais são as causas que provocam a pouca participação dos docentes e discentes da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro na Coleção Casa da Madrinha. A revisão de literatura direcionou-se para as questões de relacionamento entre a Faculdade de Letras, a Biblioteca José de Alencar e a Coleção Casa da Madrinha, que se encontram na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como alicerce acadêmico, para explanar a situação-problema, utilizou-se como referenciais teóricos as ideias de, dentre outros, de Paulo Freire, Magda Soares e Heloísa Seixas. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados entrevista e questionário. Dentre outras conclusões, concluiu-se que existe falta de divulgação da existência e importância do acervo da Coleção Casa da Madrinha.