Este artigo propõe-se a relatar as vivências das autoras enquanto monitoras voluntárias, através do Programa Institucional de Monitoria da UFCG, buscando-se destacar e refletir sobre a importância das atividades de monitoria no ensino superior. Com isso, através de uma revisão da literatura, com uma metodologia do tipo explicativa, retrata-se as vivências da monitoria nas disciplinas de Bases Anatomofisiológicas da Psicologia e na disciplina de Processos Psicológicos Básicos, ocorridas nos anos de 2015 e 2016, onde a monitoria da primeira disciplina obteve a duração de dois semestres, e a segunda disciplina obteve a duração de um semestre, sendo estas disciplinas pertencentes ao antigo PPC do curso de psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Como resultados e discussão discutiu-se um pouco de como ocorre a monitoria nesta instituição de ensino superior, a vivência da monitoria na disciplina de Bases Anatomofisiológicas da Psicologia, e, a vivência da monitoria na disciplina de Processos Psicológicos Básicos. Enfatizou-se que a monitoria é uma atividade de ensino que beneficia o monitor, o docente orientador e os monitorados, permitindo inclusive o despertar do monitor à profissão de professor universitário. Por fim, concluiu-se que ao explorar as possíveis contribuições da atividade de monitoria, através das experiências relatadas e da revisão literária, que a mesma é essencial e relevante no ensino superior.