VIVÊNCIAS DE GRADUANDAS NAS MONITORIAS DE ENSINO: UM DESTAQUE À IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DISCENTE
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31442 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 229 "inscrito_id" => 28 "titulo" => "VIVÊNCIAS DE GRADUANDAS NAS MONITORIAS DE ENSINO: UM DESTAQUE À IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DISCENTE" "resumo" => "Este artigo propõe-se a relatar as vivências das autoras enquanto monitoras voluntárias, através do Programa Institucional de Monitoria da UFCG, buscando-se destacar e refletir sobre a importância das atividades de monitoria no ensino superior. Com isso, através de uma revisão da literatura, com uma metodologia do tipo explicativa, retrata-se as vivências da monitoria nas disciplinas de Bases Anatomofisiológicas da Psicologia e na disciplina de Processos Psicológicos Básicos, ocorridas nos anos de 2015 e 2016, onde a monitoria da primeira disciplina obteve a duração de dois semestres, e a segunda disciplina obteve a duração de um semestre, sendo estas disciplinas pertencentes ao antigo PPC do curso de psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Como resultados e discussão discutiu-se um pouco de como ocorre a monitoria nesta instituição de ensino superior, a vivência da monitoria na disciplina de Bases Anatomofisiológicas da Psicologia, e, a vivência da monitoria na disciplina de Processos Psicológicos Básicos. Enfatizou-se que a monitoria é uma atividade de ensino que beneficia o monitor, o docente orientador e os monitorados, permitindo inclusive o despertar do monitor à profissão de professor universitário. Por fim, concluiu-se que ao explorar as possíveis contribuições da atividade de monitoria, através das experiências relatadas e da revisão literária, que a mesma é essencial e relevante no ensino superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD14 - Currículo" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, MONITORIA ACADÊMICA, PSICOLOGIA, PSICOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA14_ID28_14082017214659.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CATARINA DA SILVA NOBREGA" "autor_nome_curto" => "ANA CATARINA" "autor_email" => "anacatarina.uni@hotmail.c" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31442 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 229 "inscrito_id" => 28 "titulo" => "VIVÊNCIAS DE GRADUANDAS NAS MONITORIAS DE ENSINO: UM DESTAQUE À IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DISCENTE" "resumo" => "Este artigo propõe-se a relatar as vivências das autoras enquanto monitoras voluntárias, através do Programa Institucional de Monitoria da UFCG, buscando-se destacar e refletir sobre a importância das atividades de monitoria no ensino superior. Com isso, através de uma revisão da literatura, com uma metodologia do tipo explicativa, retrata-se as vivências da monitoria nas disciplinas de Bases Anatomofisiológicas da Psicologia e na disciplina de Processos Psicológicos Básicos, ocorridas nos anos de 2015 e 2016, onde a monitoria da primeira disciplina obteve a duração de dois semestres, e a segunda disciplina obteve a duração de um semestre, sendo estas disciplinas pertencentes ao antigo PPC do curso de psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Como resultados e discussão discutiu-se um pouco de como ocorre a monitoria nesta instituição de ensino superior, a vivência da monitoria na disciplina de Bases Anatomofisiológicas da Psicologia, e, a vivência da monitoria na disciplina de Processos Psicológicos Básicos. Enfatizou-se que a monitoria é uma atividade de ensino que beneficia o monitor, o docente orientador e os monitorados, permitindo inclusive o despertar do monitor à profissão de professor universitário. Por fim, concluiu-se que ao explorar as possíveis contribuições da atividade de monitoria, através das experiências relatadas e da revisão literária, que a mesma é essencial e relevante no ensino superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD14 - Currículo" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, MONITORIA ACADÊMICA, PSICOLOGIA, PSICOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA14_ID28_14082017214659.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CATARINA DA SILVA NOBREGA" "autor_nome_curto" => "ANA CATARINA" "autor_email" => "anacatarina.uni@hotmail.c" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }