Atualmente é perceptível mudanças significativas no contexto social e que acabam interferindo nas ações humanas que, consequentemente, resplandece nas crianças que estão sendo inseridas nas escolas. Mudanças como: falta de tempo familiar junto à escola, distorções de valores e comportamentos de todos os sujeitos que formam a escola como a família, alunos e professores. O que desencadeia em novos padrões de relacionamentos. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo destacar a importância da afetividade e da relação entre professor e aluno, como estímulo para o processo de aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola pública na cidade de Caturité - Paraíba, mais precisamente na comunidade de Curralinho. Participaram como sujeitos da pesquisa uma professora e 14 alunos de ambos os sexos da turma do 3º ano. Para desenvolvermos essa produção, realizamos pesquisa in lócus com observações diárias durante todo o primeiro semestre deste ano. Baseamos nossos estudos com base nos estudiosos que produzem sobre essa temática. A pesquisa nos revelou que o modo como o professor se aproxima e se relaciona com o aluno de maneira afetiva propicia uma aprendizagem mais significativa e professor tem maior possibilidade de trabalhar individual com aluno de maneira mais próxima