O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS COMO RECURSO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31332 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 527 "inscrito_id" => 705 "titulo" => "O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS COMO RECURSO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "resumo" => "Neste artigo relatamos a experiência de participantes durante um minicurso que ministramos no II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências II CONAPESC. O referido minicurso diz respeito ao nosso Projeto PIBIC/CNPq/UEPB Cota 2016/17, vinculado ao Projeto PRODOCENCIA/UEPB, no qual objetivamos explorar possibilidades metodológicas do uso de Histórias em Quadrinhos Digitais, nomeadas HQDs, nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, assim como apresentar o aplicativo educacional ComicLife3 para que os participantes construíssem suas próprias histórias em quadrinhos digitais. No primeiro momento do minicurso explanamos aos participantes o uso de HQDs na educação e na educação matemática. Após este, explicamos como acessar o aplicativo e como utilizá-lo. Posterior às suas construções de HDQs, realizadas com base em questões-problemas de conteúdos matemáticos, principalmente Teorema de Pitágoras, aplicamos questionário aos participantes. A maioria deles se mostrou positiva na utilização das HQDs como método de ensino. A atividade realizada por eles lhes permitiu o manuseio das construções HQDs de modo dinâmico, auxiliando na formalização dos conceitos e contribuindo como forma de incentivo ao uso de recursos tecnológicos em aulas de Matemática. Esperamos que nosso relato desperte interesse para uma nova metodologia com o uso de HQDs por parte de professores, assim como tantos outros recursos tecnológicos com potencial a ser utilizado em aulas de Matemática, podendo vir a gerar melhor compreensão de nossos alunos sobre conceitos matemáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL, PIBIC/CNPQ/UEPB" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA17_ID705_10092017180136.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafaelpereira.jt@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31332 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 527 "inscrito_id" => 705 "titulo" => "O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS COMO RECURSO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "resumo" => "Neste artigo relatamos a experiência de participantes durante um minicurso que ministramos no II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências II CONAPESC. O referido minicurso diz respeito ao nosso Projeto PIBIC/CNPq/UEPB Cota 2016/17, vinculado ao Projeto PRODOCENCIA/UEPB, no qual objetivamos explorar possibilidades metodológicas do uso de Histórias em Quadrinhos Digitais, nomeadas HQDs, nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, assim como apresentar o aplicativo educacional ComicLife3 para que os participantes construíssem suas próprias histórias em quadrinhos digitais. No primeiro momento do minicurso explanamos aos participantes o uso de HQDs na educação e na educação matemática. Após este, explicamos como acessar o aplicativo e como utilizá-lo. Posterior às suas construções de HDQs, realizadas com base em questões-problemas de conteúdos matemáticos, principalmente Teorema de Pitágoras, aplicamos questionário aos participantes. A maioria deles se mostrou positiva na utilização das HQDs como método de ensino. A atividade realizada por eles lhes permitiu o manuseio das construções HQDs de modo dinâmico, auxiliando na formalização dos conceitos e contribuindo como forma de incentivo ao uso de recursos tecnológicos em aulas de Matemática. Esperamos que nosso relato desperte interesse para uma nova metodologia com o uso de HQDs por parte de professores, assim como tantos outros recursos tecnológicos com potencial a ser utilizado em aulas de Matemática, podendo vir a gerar melhor compreensão de nossos alunos sobre conceitos matemáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL, PIBIC/CNPQ/UEPB" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA17_ID705_10092017180136.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafaelpereira.jt@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }