Neste artigo relatamos a experiência de participantes durante um minicurso que ministramos no II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências II CONAPESC. O referido minicurso diz respeito ao nosso Projeto PIBIC/CNPq/UEPB Cota 2016/17, vinculado ao Projeto PRODOCENCIA/UEPB, no qual objetivamos explorar possibilidades metodológicas do uso de Histórias em Quadrinhos Digitais, nomeadas HQDs, nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, assim como apresentar o aplicativo educacional ComicLife3 para que os participantes construíssem suas próprias histórias em quadrinhos digitais. No primeiro momento do minicurso explanamos aos participantes o uso de HQDs na educação e na educação matemática. Após este, explicamos como acessar o aplicativo e como utilizá-lo. Posterior às suas construções de HDQs, realizadas com base em questões-problemas de conteúdos matemáticos, principalmente Teorema de Pitágoras, aplicamos questionário aos participantes. A maioria deles se mostrou positiva na utilização das HQDs como método de ensino. A atividade realizada por eles lhes permitiu o manuseio das construções HQDs de modo dinâmico, auxiliando na formalização dos conceitos e contribuindo como forma de incentivo ao uso de recursos tecnológicos em aulas de Matemática. Esperamos que nosso relato desperte interesse para uma nova metodologia com o uso de HQDs por parte de professores, assim como tantos outros recursos tecnológicos com potencial a ser utilizado em aulas de Matemática, podendo vir a gerar melhor compreensão de nossos alunos sobre conceitos matemáticos.