Este trabalho é produto da exposição de curta duração “As histórias no Museu do Seridó: a fotografia de José Ezelino e Bruno Bougart”, a qual contemplou o trabalho com fotografias encontradas em meio ao acervo custodiado no Museu do Seridó- CERES/UFRN. Neste sentido, visa discutir/apresentar como a produção material do Museu do Seridó pode ser usada e como pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e, também, objetiva buscar despertar o interesse das comunidades locais o acesso as coleções presentes neste museu, permitindo construir uma formação identitária bem como, paralelamente, possibilitar a compreensão das noções de patrimônio histórico e sua importância na construção de histórias locais. A metodologia é composta por levantamento bibliográfico acerca da Educação Patrimonial e da Museologia, como forma de contribuir na compreensão dos processos técnicos relacionados ao trabalho com coleções museológicas e, socialização do conhecimento; discussões em grupo para compreensão dos conceitos e procedimentos a serem adotados; curadoria identificação das imagens fotográficas do acervo no que cumpre a cronologia, fotógrafo e imagem representada; elaboração de textos explicativos sobre fotografia e sobre os fotógrafos autores dos trabalhos; elaboração de banners como forma de construir uma exposição temporária que comunicou a coleção; exposição de imagens com realização de dinâmica de leitura das mesmas por parte dos visitantes; interpretação acerca dos resultados da exposição. As ações educativas foram desenvolvidas objetivando uma transformação da postura da comunidade em relação ao Patrimônio Cultural, o qual está inserido em seu contexto. Assim, o trabalho de valorização do patrimônio mostra-se como uma ferramenta muito importante no tocante a sensibilização das crianças e jovens para a questão dos bens culturais regionais, tornando-os assim parte integrante no processo de preservação do patrimônio vivenciando na prática as experiências concretas de ensino/aprendizagem. Desta forma, a educação patrimonial estimula a busca pelo passado, a compreensão do presente, projetando o futuro. Utilizar a educação patrimonial aliada a princípios da museologia, como forma de levar os indivíduos a refletir sobre eles mesmos e acerca do patrimonial cultural, a partir da cultura material, pode ser também entendido como forma de contribuir para o reconhecimento e respeito a diversidade cultural e os bens de natureza histórica, contextualizados a partir de sua produção e de seu uso, não sendo diferente com as imagens fotográficas.