Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

OS DESAFIOS PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA NA ESCOLA REGULAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavra-chaves: CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, INCLUSÃO, ESCOLA REGULAR Comunicação Oral (CO) GD14 - Currículo
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31342
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 645
    "inscrito_id" => 1345
    "titulo" => "OS DESAFIOS PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA NA ESCOLA REGULAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA"
    "resumo" => "Este artigo visa investigar as dificuldades para a efetiva inclusão de crianças com deficiência na escola regular. Pode-se perceber que pessoas com deficiência estão amparadas legalmente. Porém, garantir vagas para as crianças com deficiência no ensino regular não é garantia que elas estejam de fato incluídas. Ainda são muitos os desafios a serem enfrentados para a efetivação deste processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de uma revisão integrativa, nas bases de dados Scielo, Pepsic, BVS-Psi e Periódicos Capes, utilizando os seguintes descritores: “inclusão, criança com deficiência, deficiência, pessoa com deficiência, educação, educação inclusiva, crianças”. Foram utilizados como critérios de inclusão artigos científicos que estivessem disponíveis em português, publicados entre 2012 e 2017 e que abordassem a inclusão da criança com deficiência na escola. Foram excluídas as publicações que não estivessem disponíveis na íntegra e gratuitamente, que fossem meramente descritivos ou em outro idioma, os que foram publicados antes de 2012, que se referiam à inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho ou nos serviços de saúde e os trabalhos referentes à pessoa com deficiência em idade adulta. Foram encontrados 300 artigos, dos quais 36 foram selecionados após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, os quais foram categorizados e analisados a partir da análise temático-categorial. Os resultados e discussão foram apresentados em duas categorias: 1) Problemas para a inclusão efetiva e 2) Ações facilitadoras da efetiva inclusão. Foram incluídos 15 artigos no presente trabalho sendo 3 da base de dados Pepsic, 3 da BVS-PSI, 5 da Periódicos Capes e 4 da Scielo. Os resultados apontam que a legislação garante a entrada da criança com deficiência no ensino regular, bem como há uma mudança na forma da sociedade compreender a deficiência. No entanto, foram encontrados diversos obstáculos para para a efetiva inclusão da criança com deficiência na escola regular: falta de preparo dos profissionais da educação, barreiras arquitetônicas, ausência de recursos de tecnologia assistiva e garantia da vaga para a criança com deficiência sem a preocupação com a socialização da mesma. Considerando-se a magnitude do assunto, sugerem-se novas pesquisas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD14 - Currículo"
    "palavra_chave" => "CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, INCLUSÃO, ESCOLA REGULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID1345_14092017234424.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GERLANE XAVIER DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "GERLANE XAVIER"
    "autor_email" => "maria.gerlane.xavier@gmai"
    "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE (FMN CG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31342
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 645
    "inscrito_id" => 1345
    "titulo" => "OS DESAFIOS PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA NA ESCOLA REGULAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA"
    "resumo" => "Este artigo visa investigar as dificuldades para a efetiva inclusão de crianças com deficiência na escola regular. Pode-se perceber que pessoas com deficiência estão amparadas legalmente. Porém, garantir vagas para as crianças com deficiência no ensino regular não é garantia que elas estejam de fato incluídas. Ainda são muitos os desafios a serem enfrentados para a efetivação deste processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de uma revisão integrativa, nas bases de dados Scielo, Pepsic, BVS-Psi e Periódicos Capes, utilizando os seguintes descritores: “inclusão, criança com deficiência, deficiência, pessoa com deficiência, educação, educação inclusiva, crianças”. Foram utilizados como critérios de inclusão artigos científicos que estivessem disponíveis em português, publicados entre 2012 e 2017 e que abordassem a inclusão da criança com deficiência na escola. Foram excluídas as publicações que não estivessem disponíveis na íntegra e gratuitamente, que fossem meramente descritivos ou em outro idioma, os que foram publicados antes de 2012, que se referiam à inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho ou nos serviços de saúde e os trabalhos referentes à pessoa com deficiência em idade adulta. Foram encontrados 300 artigos, dos quais 36 foram selecionados após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, os quais foram categorizados e analisados a partir da análise temático-categorial. Os resultados e discussão foram apresentados em duas categorias: 1) Problemas para a inclusão efetiva e 2) Ações facilitadoras da efetiva inclusão. Foram incluídos 15 artigos no presente trabalho sendo 3 da base de dados Pepsic, 3 da BVS-PSI, 5 da Periódicos Capes e 4 da Scielo. Os resultados apontam que a legislação garante a entrada da criança com deficiência no ensino regular, bem como há uma mudança na forma da sociedade compreender a deficiência. No entanto, foram encontrados diversos obstáculos para para a efetiva inclusão da criança com deficiência na escola regular: falta de preparo dos profissionais da educação, barreiras arquitetônicas, ausência de recursos de tecnologia assistiva e garantia da vaga para a criança com deficiência sem a preocupação com a socialização da mesma. Considerando-se a magnitude do assunto, sugerem-se novas pesquisas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD14 - Currículo"
    "palavra_chave" => "CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, INCLUSÃO, ESCOLA REGULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID1345_14092017234424.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GERLANE XAVIER DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "GERLANE XAVIER"
    "autor_email" => "maria.gerlane.xavier@gmai"
    "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE (FMN CG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Este artigo visa investigar as dificuldades para a efetiva inclusão de crianças com deficiência na escola regular. Pode-se perceber que pessoas com deficiência estão amparadas legalmente. Porém, garantir vagas para as crianças com deficiência no ensino regular não é garantia que elas estejam de fato incluídas. Ainda são muitos os desafios a serem enfrentados para a efetivação deste processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de uma revisão integrativa, nas bases de dados Scielo, Pepsic, BVS-Psi e Periódicos Capes, utilizando os seguintes descritores: “inclusão, criança com deficiência, deficiência, pessoa com deficiência, educação, educação inclusiva, crianças”. Foram utilizados como critérios de inclusão artigos científicos que estivessem disponíveis em português, publicados entre 2012 e 2017 e que abordassem a inclusão da criança com deficiência na escola. Foram excluídas as publicações que não estivessem disponíveis na íntegra e gratuitamente, que fossem meramente descritivos ou em outro idioma, os que foram publicados antes de 2012, que se referiam à inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho ou nos serviços de saúde e os trabalhos referentes à pessoa com deficiência em idade adulta. Foram encontrados 300 artigos, dos quais 36 foram selecionados após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, os quais foram categorizados e analisados a partir da análise temático-categorial. Os resultados e discussão foram apresentados em duas categorias: 1) Problemas para a inclusão efetiva e 2) Ações facilitadoras da efetiva inclusão. Foram incluídos 15 artigos no presente trabalho sendo 3 da base de dados Pepsic, 3 da BVS-PSI, 5 da Periódicos Capes e 4 da Scielo. Os resultados apontam que a legislação garante a entrada da criança com deficiência no ensino regular, bem como há uma mudança na forma da sociedade compreender a deficiência. No entanto, foram encontrados diversos obstáculos para para a efetiva inclusão da criança com deficiência na escola regular: falta de preparo dos profissionais da educação, barreiras arquitetônicas, ausência de recursos de tecnologia assistiva e garantia da vaga para a criança com deficiência sem a preocupação com a socialização da mesma. Considerando-se a magnitude do assunto, sugerem-se novas pesquisas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.