Introdução: O acesso à informação torna-se tarefa urgente à sociedade enquanto mecanismo de apropriação do público, sobretudo no contexto da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), cujas características são de que o acesso à informação é uma regra e não uma exceção e que deve ser proativo e gratuito. Desse modo, em todas as entidades e órgãos públicos em todas as esferas de governos, nos três poderes, a informação é de domínio público, salvo as exceções da lei (BRASIL, 2011). Nesse sentido, os observatórios são espaços públicos de divulgação do conhecimento produzido por experts e servindo de meio educativo da sociedade.
Objetivo: O objetivo desse estudo é refletir sobre o papel dos observatórios como atores sociais na prática educativa.
Metodologia: O presente trabalho se caracteriza como ensaio teórico, dada a sua natureza reflexiva e interpretativa. O objeto de análise do presente ensaio são os observatórios como espaços Observatórios como atores sociais na prática educativa. O processo de análise dá-se a partir da manifestação do objeto como fenômeno, qual seja o observatório como ator coletivo no universo das redes sociais.
Resultados e Discussão: Observa-se uma grande variedade e riqueza de observatórios. Na área social, que envolve todas as políticas sociais, nossa área de interesse, há uma expressiva rede de observatórios que congregam a Rede de Observatório Social do Brasil (Rede OSB) (www.observatoriosocialdobrasil.org.br), composto por 78 Observatórios atuando em nível municipal, é integrado por cidadãos brasileiros como empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, se interpõem a favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos, numa perspectiva de justiça social. (SATO NETO, 2014). Nesse sentido, os observatórios apresentam-se como espaços de formação de opiniões e de base de conhecimentos educativos para a sociedade em geral, podendo ser acessado de forma ampla e irrestrita tornando-se.
Conclusão: Os Observatórios se apresentam como instrumento de democratização da informação e da veiculação desse conjunto de opiniões sobre o processo político, favorece a inclusão social na medida em que abre espaço para os diversos atores sociais e, finalmente, serve de instrumento pedagógico e estímulo à capacidade crítica e reflexiva dos alunos, importante para seu processo de formação