A experimentação no ensino de Química é essencial no processo de construção do conhecimento dos estudantes na educação básica, pois se considera a importância de contextualizar o ensino tornando evidente quando o professor utiliza de recursos básicos que facilite o processo de ensino-aprendizagem a partir de aplicação do contexto sociocultural dos alunos. Nessa perspectiva, trabalhou-se os conteúdos de reações químicas de forma contextualizada utilizando a vitamina C. O ácido ascórbico, conhecido como Vitamina C, está presente em diversas aplicações do cotidiano e pode ser encontrado de forma acessível em diversos tipos de alimentos, como, por exemplo, frutas e legumes. O trabalho objetivou identificar, a partir de uma análise qualitativa, o teor de vitamina C presente nas frutas da região. As atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira, situada na cidade de Nova Floresta – PB, através da intervenção do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – subprojeto Química. O trabalho foi realizado com uma turma de 36 alunos do segundo ano do ensino médio vespertino. Inicialmente realizou-se uma aula expositiva a respeito da Vitamina C, suas principais fontes, importância para consumo, deficiência e excesso. Em seguida, os alunos tiveram a parte prática onde utilizaram: três frutas in natura e industrializados (sachê). As frutas utilizadas foram: maracujá, laranja e limão. Durante a prática os alunos conseguiram identificar em análise qualitativa o teor de vitamina C presentes nas diferentes frutas. A prática foi relevante, pois por meio dela os alunos conseguiram assimilar os conceitos de reações químicas com a utilização de experimento de baixo custo realizado na própria sala de aula.