Vivendo em uma sociedade com novos estilos de vida e novas necessidades, os indivíduos vem buscando métodos que facilitem as suas vidas. A partir dessas modificações a educação assume um papel importante na sociedade, de modo que, traz ao indivíduo informações relevantes a respeito das mudanças, instruindo-os nesse processo. Nesse cenário a química está inserida como disciplina curricular com suas relevâncias para o ser humano, uma vez que, ela explica diversos fenômenos ocorridos no cotidiano das pessoas. Através disto, surge a importância da contextualização no ensino de química, com o intuito de fazer com que o aluno aprenda a partir de fenômenos conhecidos e vistos no dia-a-dia. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo trabalhar o conteúdo de soluções químicas, com o tema gerador sucos em pó artificiais, visto que, é um produto de consumo presente na vida de muitas pessoas. A metodologia da pesquisa baseou-se numa sequência didática que envolveu três momentos, o instrumento de coleta de dados foi um questionário e os sujeitos da pesquisa foram 35 alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande Paraíba. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram associar os conceitos de soluções químicas ao que foi observado durante a experimentação, o que significa que o procedimento experimental teve influência na construção dos conceitos. Nesse sentido é possível ver a importância da contextualização no ensino de ciências, uma vez que, a partir disso o aluno aprende além da química os assuntos relacionados a vida social.