A inclusão nas escolas estão cada vez mais avançando, porém nem sempre esse avanço está sendo bem estruturado, resultando num processo bastante difícil para alunos que necessitam de tratamentos especiais. Portanto a Educação Inclusiva visa a reestruturação de práticas e ações inclusivas atribuídas as escolas regulares, de modo que favoreça a diversidade e livre uma nova geração de preconceitos. Diante disso, o presente trabalho trata da inclusão no sistema regular de ensino numa escola Pública na cidade de Pocinhos-PB com intuito de refletir sobre a trajetória da educação inclusiva. Para entender como se desenvolveu essa trajetória é necessário compreender o conceito de inclusão desde sua origem, rumo à educação especial no Brasil frente aos paradigmas da Educação. A partir daí deu-se o nome de educação inclusiva, que inovou, ao criar o atendimento educacional, integrando crianças deficientes com crianças não deficientes no sistema regular de ensino. O assunto de inclusão é de grande importância pois mostra que as pessoas em geral, e as crianças em particular (foco desta pesquisa), que possuem algum tipo de deficiência, devem ser tratadas com o respeito e a relevância inerentes a toda pessoa humana e, quando inseridas no campo da educação, devem ser estimuladas a manter relação de igualdade com as demais crianças, não devendo, em nenhuma hipótese, ser rotuladas. Por outro lado, as instituições também precisam estar preparadas e preparar seus professores para esse árduo trabalho, envolvendo as crianças com deficiência e as ditas crianças “normais” para que recebam seus colegas que apresentam alguma necessidade, com uma postura realmente inclusiva.