Na busca por novas temáticas para a melhoria do ensino e aprendizagem em Geografia, este artigo objetiva apresentar as reflexões e análises acerca da globalização e da perspectiva ambiental a partir das atividades desenvolvidas no âmbito do Subprojeto Geografia/PIBID/UEPB, em turma de 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual São Sebastião, Campina Grande, PB. O interesse pela temática partiu das observações dos contextos em sala de aula, bem como da aplicação dos questionários diagnósticos aplicados na turma para conhecer a opinião dos discentes acerca da Geografia escolar, assim como das sugestões para o melhor desenvolvimento das aulas desse componente. O trabalho foi desenvolvido utilizando-se das técnicas da pesquisa-ação, materializadas através do desenvolvimento de um projeto de intervenção didático-pedagógico, tratando da temática globalização e percepção ambiental, de forma a dinamizar as práticas de ensino, para que sejam capazes de minimizar alguns aspectos tradicionais presentes no contexto de sala de aula, contribuindo de forma significativa para a formação de sujeitos integrantes e atuantes no espaço em que estão inseridos, despertando assim o interesse pela cidadania, bem como por uma sociedade mais igualitária.