A Educação Ambiental surgiu da necessidade de minimizar os problemas ambientais provenientes das ações humanas em suas relações com o meio ambiente, sendo um processo de ensino obrigatório ao currículo escolar. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as principais dificuldades e quais estratégias metodológicas viáveis para inserir a Educação Ambiental no ambiente escolar, por meio de uma revisão de literatura. Foram utilizados artigos científicos, livros e sites, em bases de dados especializadas (Periódicos CAPES, SciELO e Google Acadêmico) totalizando 23 trabalhos. Os resultados reportaram que apesar de ser um tema transversal e determinado em Lei (9.795/1990) para que esteja presente em todos os níveis de ensino, a Educação Ambiental ainda enfrenta limitações para que seja inserida na escola, como a falta de formação continuada de professores, a adequação do tema ao currículo escolar e também a dificuldade em abordar a temática de forma interdisciplinar, o que tem comprometido a formação dos alunos como sujeito mais consciente do impacto de suas atitudes no meio ambiente. De acordo com os resultados reportados a partir do objetivo definido, diferentes estratégias metodológicas podem dinamizar e facilitar, para o professor, o envolvimento com a Educação Ambiental, minimizando as dificuldades encontradas pelos profissionais da educação. É importante que os professores possam perceber e se adequar aos problemas que podem limitar o ensino de Educação Ambiental, garantindo essa vertente de ensino na formação de alunos mais preocupados com o meio ambiente.