DA LINGUÍSTICA DA FRASE ÀS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: PERCURSOS ENTRE TEORIA E PRÁTICA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31143 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 122 "inscrito_id" => 829 "titulo" => "DA LINGUÍSTICA DA FRASE ÀS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: PERCURSOS ENTRE TEORIA E PRÁTICA" "resumo" => "Os estudos de língua e de linguagem vêm passando por mudanças significativas ao longo de algumas décadas, das abordagens estruturalistas ao ensino de gêneros textuais/discursivos. Contudo, o presente trabalho apresenta discussões teóricas dos caminhos da linguística aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (1998), com o intuito de verificar através de observações de uma prática de ensino, se as aulas observadas de Língua Portuguesa foram planejadas por meio de gêneros textuais e aplicadas pelas sequências didáticas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Sendo assim, as observações foram realizadas em uma turma do 3º ano do EM de uma escola estadual da Mesorregião do Agreste de Pernambuco. Durante à análise, verificou-se que as práticas de ensino de Língua Portuguesa não condizem com as novas teorias de gêneros textuais/discursivos como fundamentais para aprendizagem da língua e da linguagem. Com os resultados encontrados nas observações, pretendemos propor uma reflexão sobre o fato de que, no que tange ao trabalho efetivo em sala de aula, mesmo que este esteja pautado no norteamento dos PNCs, existem aspectos que ainda estão arraigados a uma prática docente tradicional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD05 - Ensino de linguagens e suas tecnologias" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, ANÁLISE DE GÊNEROS, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA5_ID829_13082017222307.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA WANESSK GUIMARÃES MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "PAULA WANESSK" "autor_email" => "paulawanes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31143 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 122 "inscrito_id" => 829 "titulo" => "DA LINGUÍSTICA DA FRASE ÀS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: PERCURSOS ENTRE TEORIA E PRÁTICA" "resumo" => "Os estudos de língua e de linguagem vêm passando por mudanças significativas ao longo de algumas décadas, das abordagens estruturalistas ao ensino de gêneros textuais/discursivos. Contudo, o presente trabalho apresenta discussões teóricas dos caminhos da linguística aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (1998), com o intuito de verificar através de observações de uma prática de ensino, se as aulas observadas de Língua Portuguesa foram planejadas por meio de gêneros textuais e aplicadas pelas sequências didáticas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Sendo assim, as observações foram realizadas em uma turma do 3º ano do EM de uma escola estadual da Mesorregião do Agreste de Pernambuco. Durante à análise, verificou-se que as práticas de ensino de Língua Portuguesa não condizem com as novas teorias de gêneros textuais/discursivos como fundamentais para aprendizagem da língua e da linguagem. Com os resultados encontrados nas observações, pretendemos propor uma reflexão sobre o fato de que, no que tange ao trabalho efetivo em sala de aula, mesmo que este esteja pautado no norteamento dos PNCs, existem aspectos que ainda estão arraigados a uma prática docente tradicional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD05 - Ensino de linguagens e suas tecnologias" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, ANÁLISE DE GÊNEROS, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA5_ID829_13082017222307.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA WANESSK GUIMARÃES MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "PAULA WANESSK" "autor_email" => "paulawanes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }