Visando promover a acessibilidade ao conhecimento dos alunos Surdos, Implantada Coclear e Deficientes Auditivos, busco desenvolver esta Pesquisa- Ação a partir de recursos metodológicos e metodologias de ensino da Libras como L1 e do Português como L2, aplicando e avaliando os meios e os resultados. Com objetivo claro, explorar recursos e metodologias que facilitem à aquisição do processo de letramento de pessoas Surdas, Deficientes Auditivos (DA) e Implantados Cocleares (IC), buscando nos professores posturas inclusivas que priorizem um currículo de ensino adaptado, garantindo aos alunos o acesso à aprendizagem de forma significativa e funcional. Para tanto, embasamos nossa reflexão a partir das leis: 10.436 de 24/04/2002 e 12.319/10. No entanto, a sociedade ainda concebe essa visão oralista e/ ou médica de que a única forma de o Surdo ou DA aprender só seria possível com práticas orais, o que dificulta o processo de inclusão além de outras questões de acessibilidade como: a falta de intérprete em ambientes escolares, aquisição da Libras como L1 pelo Surdo para que seja possível sua alfabetização, além da falta de recursos metodológicos e metodologias de ensino eficientes, existe a falta de investimento e capacitação de professores para a aquisição da Libras e consequentemente para seu ensino. Diante desde cenário e com base na Programação Neurolinguística(PNL) e sua relação com os Sistemas Representacionais (SR), apresentamos neste artigo alguns modelos de metodologias de ensino assim como, recursos que estimulam os sentidos visuais e cinestésicos (sinestésicos) dos alunos através de exercícios dinâmicos onde priorizei a memorização e a repetição de palavras escritas em português associadas à Língua de Sinais.