O respectivo trabalho busca facilitar e aprimorar o entendimento do aluno surdo dentro do contexto em que se refere ao ensino da matemática a partir da construção de diversas equações do primeiro grau, baseando-se em metodologias distintas dentro dessa ciência. Mesmo sabendo da sua utilização em todas as áreas do conhecimento, nota-se uma certa dificuldade em mostrar aos alunos as aplicações dessa disciplina de forma prática, ou seja, em atribuir novos métodos que venham despertar o interesse de cada um dos alunos, principalmente surdos, em aprender matemática de forma prática e diversificada, propiciando assim um maior entrosamento dos participantes. Sabe-se ainda que, alunos surdos necessitam de uma forma pedagógica sensorial e visual e, para isso, os jogos e materiais manipuláveis tornam-se importantes no processo de ensino e aprendizagem desses estudantes, fazendo com que os mesmos possam ter um conceito diferenciado em relação à forma de como aprender matemática, sem precisar se deparar com conceitos e resoluções complicadas. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, em que a partir da revisão de literatura, foi possível perceber as contribuições de forma significativa na maneira como os alunos surdos conseguem desenvolver as equações do primeiro grau, podendo ainda escrevê-las em linguagem matemática e, em seguida, encontrar as estratégias de resolução para cada uma delas. Neste sentido, torna-se necessário um estudo mais aprofundado sobre o uso de materiais lúdicos no ensino da matemática dentro do ambiente escolar, atendendo a alunos com deficiência auditiva, assim como a criação de novas metodologias que buscam a resolução dessas equações para o uso no dia a dia de cada professor.