CONSTRUINDO EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS NA ESCOLA ESTADUAL PADRE AURÉLIO GÓIS, NO MUNICÍPIO DE JUNQUEIRO, ALAGOAS
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31132 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 106 "inscrito_id" => 791 "titulo" => "CONSTRUINDO EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS NA ESCOLA ESTADUAL PADRE AURÉLIO GÓIS, NO MUNICÍPIO DE JUNQUEIRO, ALAGOAS" "resumo" => "O respectivo trabalho busca facilitar e aprimorar o entendimento do aluno surdo dentro do contexto em que se refere ao ensino da matemática a partir da construção de diversas equações do primeiro grau, baseando-se em metodologias distintas dentro dessa ciência. Mesmo sabendo da sua utilização em todas as áreas do conhecimento, nota-se uma certa dificuldade em mostrar aos alunos as aplicações dessa disciplina de forma prática, ou seja, em atribuir novos métodos que venham despertar o interesse de cada um dos alunos, principalmente surdos, em aprender matemática de forma prática e diversificada, propiciando assim um maior entrosamento dos participantes. Sabe-se ainda que, alunos surdos necessitam de uma forma pedagógica sensorial e visual e, para isso, os jogos e materiais manipuláveis tornam-se importantes no processo de ensino e aprendizagem desses estudantes, fazendo com que os mesmos possam ter um conceito diferenciado em relação à forma de como aprender matemática, sem precisar se deparar com conceitos e resoluções complicadas. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, em que a partir da revisão de literatura, foi possível perceber as contribuições de forma significativa na maneira como os alunos surdos conseguem desenvolver as equações do primeiro grau, podendo ainda escrevê-las em linguagem matemática e, em seguida, encontrar as estratégias de resolução para cada uma delas. Neste sentido, torna-se necessário um estudo mais aprofundado sobre o uso de materiais lúdicos no ensino da matemática dentro do ambiente escolar, atendendo a alunos com deficiência auditiva, assim como a criação de novas metodologias que buscam a resolução dessas equações para o uso no dia a dia de cada professor." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE MATEMÁTICA, CONSTRUÇÃO DE EQUAÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA17_ID791_13082017150456.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA VIEIRA" "autor_email" => "amandavieira.ufal@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31132 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 106 "inscrito_id" => 791 "titulo" => "CONSTRUINDO EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS NA ESCOLA ESTADUAL PADRE AURÉLIO GÓIS, NO MUNICÍPIO DE JUNQUEIRO, ALAGOAS" "resumo" => "O respectivo trabalho busca facilitar e aprimorar o entendimento do aluno surdo dentro do contexto em que se refere ao ensino da matemática a partir da construção de diversas equações do primeiro grau, baseando-se em metodologias distintas dentro dessa ciência. Mesmo sabendo da sua utilização em todas as áreas do conhecimento, nota-se uma certa dificuldade em mostrar aos alunos as aplicações dessa disciplina de forma prática, ou seja, em atribuir novos métodos que venham despertar o interesse de cada um dos alunos, principalmente surdos, em aprender matemática de forma prática e diversificada, propiciando assim um maior entrosamento dos participantes. Sabe-se ainda que, alunos surdos necessitam de uma forma pedagógica sensorial e visual e, para isso, os jogos e materiais manipuláveis tornam-se importantes no processo de ensino e aprendizagem desses estudantes, fazendo com que os mesmos possam ter um conceito diferenciado em relação à forma de como aprender matemática, sem precisar se deparar com conceitos e resoluções complicadas. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, em que a partir da revisão de literatura, foi possível perceber as contribuições de forma significativa na maneira como os alunos surdos conseguem desenvolver as equações do primeiro grau, podendo ainda escrevê-las em linguagem matemática e, em seguida, encontrar as estratégias de resolução para cada uma delas. Neste sentido, torna-se necessário um estudo mais aprofundado sobre o uso de materiais lúdicos no ensino da matemática dentro do ambiente escolar, atendendo a alunos com deficiência auditiva, assim como a criação de novas metodologias que buscam a resolução dessas equações para o uso no dia a dia de cada professor." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE MATEMÁTICA, CONSTRUÇÃO DE EQUAÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA17_ID791_13082017150456.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA VIEIRA" "autor_email" => "amandavieira.ufal@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }