UMA NOVA VERSÃO AO CONTO DE CHAPEUZINHO VERMELHO
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31432 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 347 "inscrito_id" => 438 "titulo" => "UMA NOVA VERSÃO AO CONTO DE CHAPEUZINHO VERMELHO" "resumo" => "Este trabalho é um relato da experiência de ensino e aprendizagem em linguagem oral e escrita desenvolvida com alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, turma do 3°ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe Tiago Gomes, Picui-Pb. Por mim Mariângela Gomes de Assis, professora alfabetizadora em formação no PNAIC, Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. A experiência aconteceu a partir do Conto: Chapeuzinho Vermelho. Ensinar através dos gêneros textuais é deixar para segundo plano o ensino da variedade padrão e passar a priorizar o texto como ponto de partida do trabalho do professor, para que seus alunos tenham a oportunidade de lidar com a língua em seus mais variados e amplos usos no dia a dia, se faz necessário o trabalho com textos que fazem parte do cotidiano dos alunos. Nossa prática docente efetivou-se na própria escola com integração da literatura, conto, músicas, aula prática, com enfoque na sequência didática, em perspectiva interdisciplinar, a qual prioriza o conhecimento global, superando, dessa maneira, a fragmentação dos saberes da prática docente deixando as regras gramaticais. Nosso objetivo com o relato é destacar o compromisso do PNAIC com a alfabetização das crianças de até 08 (oito) anos de idade (no terceiro ano do ensino fundamental), visando à formação cidadã dos alunos/crianças e uma formação que garanta ao docente segurança no que ensinar, e como ensinar aos sujeitos aprenderem. Enfatizamos nessa experiência, relatos com foco nos eixos temáticos dentro das disciplinas como: leitura, produção de texto, oralidade, Analises Linguística: Apropriação do sistema de escrita nesse caso a língua portuguesa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "ENSINO, GÊNEROS TEXTUAIS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID438_20082017214937.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANGELA GOMES DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "MARIANGELA" "autor_email" => "mariangelag.assis@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31432 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 347 "inscrito_id" => 438 "titulo" => "UMA NOVA VERSÃO AO CONTO DE CHAPEUZINHO VERMELHO" "resumo" => "Este trabalho é um relato da experiência de ensino e aprendizagem em linguagem oral e escrita desenvolvida com alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, turma do 3°ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe Tiago Gomes, Picui-Pb. Por mim Mariângela Gomes de Assis, professora alfabetizadora em formação no PNAIC, Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. A experiência aconteceu a partir do Conto: Chapeuzinho Vermelho. Ensinar através dos gêneros textuais é deixar para segundo plano o ensino da variedade padrão e passar a priorizar o texto como ponto de partida do trabalho do professor, para que seus alunos tenham a oportunidade de lidar com a língua em seus mais variados e amplos usos no dia a dia, se faz necessário o trabalho com textos que fazem parte do cotidiano dos alunos. Nossa prática docente efetivou-se na própria escola com integração da literatura, conto, músicas, aula prática, com enfoque na sequência didática, em perspectiva interdisciplinar, a qual prioriza o conhecimento global, superando, dessa maneira, a fragmentação dos saberes da prática docente deixando as regras gramaticais. Nosso objetivo com o relato é destacar o compromisso do PNAIC com a alfabetização das crianças de até 08 (oito) anos de idade (no terceiro ano do ensino fundamental), visando à formação cidadã dos alunos/crianças e uma formação que garanta ao docente segurança no que ensinar, e como ensinar aos sujeitos aprenderem. Enfatizamos nessa experiência, relatos com foco nos eixos temáticos dentro das disciplinas como: leitura, produção de texto, oralidade, Analises Linguística: Apropriação do sistema de escrita nesse caso a língua portuguesa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "ENSINO, GÊNEROS TEXTUAIS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID438_20082017214937.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANGELA GOMES DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "MARIANGELA" "autor_email" => "mariangelag.assis@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }