Com o aumento da expectativa de vida o processo de envelhecimento demanda novos desafios no campo da saúde, da economia e da educação. Destarte, este estudo objetivou discutir a importância da atuação do psicopedagogo no processo de ensino aprendizagem de idosos. Para tanto, foi realizado um estudo de revisão bibliográfica integrativa a partir de textos publicados em periódicos do scielo, que buscou refletir sobre os processos de envelhecimento e educacional no presente século, sobre as práticas e fazeres pedagógicos junto a idosos, destacando a necessidade de formação neste sentido para os profissionais de educação. Buscando (re)significar a velhice envolta em aspectos negativos associados a doenças, improdutividade e incapacidade, a Pedagogia e a Gerontologia Educacional trazem consigo práticas voltadas a este público focalizando processos de ensino-aprendizagem, práticas voltadas a assistir estas pessoas no processo que lhes oportuniza emancipação individuais, conscientização política, autonomia, desenvolvimento pessoa, valorização e elevação de autoestima etc., o que resulta em indivíduos ativos e independentes. Para tal, destacamos a importância do profissional de Pedagogia e o seu fazer pedagógico, agindo como mediador, buscando métodos e recursos próprios para o público em tela, visando atender objetivos precisos. A pedagogia visará inserir o idoso na sociedade de forma a (re)construir sua integridade moral e física, concomitantemente o trará suportes, adequação no processo de ensino aprendizagem para que isso ocorra.