ESTÍMULO À LEITURA E RESSIGNIFICAÇÃO DO PAPEL DA BIBLIOTECA NO PROJETO LÁ LI GIBI
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31561 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 206 "inscrito_id" => 590 "titulo" => "ESTÍMULO À LEITURA E RESSIGNIFICAÇÃO DO PAPEL DA BIBLIOTECA NO PROJETO LÁ LI GIBI" "resumo" => "Discutimos os fundamentos teóricos e a prática desencadeada no projeto de extensão Lá Li Gibi, no qual objetivamos desenvolver ações que cultivem o hábito da leitura e ressignificar o papel da biblioteca. Deflagrado em escolas públicas municipais e comunidades das cidades de João Pessoa-PB e de Piranhas-AL, partimos da consideração de que a leitura constitui fundamental ferramenta para que seja possível a ampliação da compreensão do mundo e das relações em que homens e mulheres se imiscuem. Também entendemos ser a leitura uma prática que pode ocorrer em qualquer lugar ou situação. Acrescentamos que não se pode prescindir das bibliotecas, entendidas como equipamentos de disseminação da informação, do conhecimento e da cultura. Destacamos a importância da biblioteca escolar, cujo funcionamento é importante aliado no processo de letramento e de formação de leitores a partir da escola. A despeito do gênero textual, parece-nos que é importante possibilitar o contato das pessoas com o texto escrito, fazendo-as perceber que a leitura é atividade prazerosa. Inferimos que a linguagem fluida, rápida e apoiada por gravuras e ilustrações, características das histórias em quadrinhos podem constituir-se em formidáveis portas que se abrem para o universo dos livros e da leitura. No projeto lá Li Gibi a leitura do texto se articula com outras linguagens, como a do cinema, a da contação de histórias, o desenho, jogos e brincadeiras. Certamente tal experiência é parte de um caminho que se constrói passo a passo: a superação de analfabetismos absoluto e funcional e o desenvolvimento do hábito da leitura. Ler, imaginar, criar é o trinômio sobre o qual se erige esta proposta de estímulo à leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "LEITURA, BIBLIOTECA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID590_14082017202217.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUDY MAURIA GUEIROS ROSAS" "autor_nome_curto" => "JUDY ROSAS" "autor_email" => "judyrosas@superig.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31561 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 206 "inscrito_id" => 590 "titulo" => "ESTÍMULO À LEITURA E RESSIGNIFICAÇÃO DO PAPEL DA BIBLIOTECA NO PROJETO LÁ LI GIBI" "resumo" => "Discutimos os fundamentos teóricos e a prática desencadeada no projeto de extensão Lá Li Gibi, no qual objetivamos desenvolver ações que cultivem o hábito da leitura e ressignificar o papel da biblioteca. Deflagrado em escolas públicas municipais e comunidades das cidades de João Pessoa-PB e de Piranhas-AL, partimos da consideração de que a leitura constitui fundamental ferramenta para que seja possível a ampliação da compreensão do mundo e das relações em que homens e mulheres se imiscuem. Também entendemos ser a leitura uma prática que pode ocorrer em qualquer lugar ou situação. Acrescentamos que não se pode prescindir das bibliotecas, entendidas como equipamentos de disseminação da informação, do conhecimento e da cultura. Destacamos a importância da biblioteca escolar, cujo funcionamento é importante aliado no processo de letramento e de formação de leitores a partir da escola. A despeito do gênero textual, parece-nos que é importante possibilitar o contato das pessoas com o texto escrito, fazendo-as perceber que a leitura é atividade prazerosa. Inferimos que a linguagem fluida, rápida e apoiada por gravuras e ilustrações, características das histórias em quadrinhos podem constituir-se em formidáveis portas que se abrem para o universo dos livros e da leitura. No projeto lá Li Gibi a leitura do texto se articula com outras linguagens, como a do cinema, a da contação de histórias, o desenho, jogos e brincadeiras. Certamente tal experiência é parte de um caminho que se constrói passo a passo: a superação de analfabetismos absoluto e funcional e o desenvolvimento do hábito da leitura. Ler, imaginar, criar é o trinômio sobre o qual se erige esta proposta de estímulo à leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "LEITURA, BIBLIOTECA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID590_14082017202217.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUDY MAURIA GUEIROS ROSAS" "autor_nome_curto" => "JUDY ROSAS" "autor_email" => "judyrosas@superig.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }