Discutimos os fundamentos teóricos e a prática desencadeada no projeto de extensão Lá Li Gibi, no qual objetivamos desenvolver ações que cultivem o hábito da leitura e ressignificar o papel da biblioteca. Deflagrado em escolas públicas municipais e comunidades das cidades de João Pessoa-PB e de Piranhas-AL, partimos da consideração de que a leitura constitui fundamental ferramenta para que seja possível a ampliação da compreensão do mundo e das relações em que homens e mulheres se imiscuem. Também entendemos ser a leitura uma prática que pode ocorrer em qualquer lugar ou situação. Acrescentamos que não se pode prescindir das bibliotecas, entendidas como equipamentos de disseminação da informação, do conhecimento e da cultura. Destacamos a importância da biblioteca escolar, cujo funcionamento é importante aliado no processo de letramento e de formação de leitores a partir da escola. A despeito do gênero textual, parece-nos que é importante possibilitar o contato das pessoas com o texto escrito, fazendo-as perceber que a leitura é atividade prazerosa. Inferimos que a linguagem fluida, rápida e apoiada por gravuras e ilustrações, características das histórias em quadrinhos podem constituir-se em formidáveis portas que se abrem para o universo dos livros e da leitura. No projeto lá Li Gibi a leitura do texto se articula com outras linguagens, como a do cinema, a da contação de histórias, o desenho, jogos e brincadeiras. Certamente tal experiência é parte de um caminho que se constrói passo a passo: a superação de analfabetismos absoluto e funcional e o desenvolvimento do hábito da leitura. Ler, imaginar, criar é o trinômio sobre o qual se erige esta proposta de estímulo à leitura.