Diferentes ambientes, naturais ou urbanos, onde se possa adotar práticas educativas podem ser considerados com espaços não formais de educação. Práticas educativas realizadas nesses locais, podem proporcionar uma compreensão pública da ciência e a expansão das possibilidades da prática da cidadania. O projeto “Semente de Cidadania realizado nos Conjuntos Habitacionais do programa “Minha Casa Minha Vida” de Ilhéus-Ba visou promover a educação ambiental em um contexto CTS. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar as ações desse projeto, por meio de uma pesquisa participante. Foi realizada uma visita prévia nos três condomínios, para o reconhecimento do local e levantamento das demandas junto aos moradores, síndicos e presidentes da associação de moradores. Foram realizadas palestras relacionando o acumulo e descarte inadequado do lixo com o aumento do mosquito Aedes aegyptie e acidentes com animais peçonhentos, a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar, importância de uma alimentação saudável, horta orgânica e compostagem. Foram realizadas exposição de animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões, oficinas de produção de sabão a partir da reutilização do óleo e de produção de horta orgânica e além da exibição do filme “Lorax: Em busca da trúfula perdida”. As Atividades proporcionaram uma conexão entre conhecimento científico e cotidiano e incentivou a reflexão crítica e interativa sobre situações reais. De forma geral, avaliamos positivamente o projeto “Semente de Cidadania”. Associamos a efetividades às práticas educativas voltadas para a educação ambiental pautadas na perspectiva de CTS crítica, pois possibilitaram a problematização dos temas, de modo a assegurar um comprometimento social, voltado para a cidadania.