Este texto é um recorte da pesquisa intitulada: Discursos postados nas redes sociais digitais sobre temáticas polêmicas e as relações de gênero, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em que é apresentada uma análise sobre a propaganda da reforma do Ensino Médio (EM) no Brasil, anunciada em várias redes nacionais pelo Ministério da Educação (MEC). A pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, em que o ciberespaço da rede social digital Youtube foi a fonte dos dados. O objetivo foi analisar as relações de gênero na postagem, nos comentários e nas diversas ações demonstradas nesta rede social, a respeito de discursos sobre questões de gênero que permeiam a propaganda. A metodologia partiu das seguintes etapas: escolher o tema para coleta de dados; coletar postagens e comentários acerca da temática listados por sexo; contabilizar quantidade de curtidas e compartilhamentos de postagens e comentários por sexo e; analisar o material coletado por meio da análise textual discursiva. Conclui-se quea mídia publicitária pode ser usada para nutrir a permanência da mulher em um lugar especifico, excluindo-a de outros e;que a reforma do EM pode se tornar uma política que intensifica desigualdades e orienta oportunidades de acordo com o gênero, a raça e a classe social.