Este artigo trata de analisar e propor reflexões com base nas práticas desenvolvidas em uma turma do 2°ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Itan Pereira, localizada na cidade de Campina Grande-PB. O trabalho foi desenvolvido no contexto das intervenções pedagógicas relacionadas à construção de estratégias para a compreensão da realidade brasileira, mediante uma análise do espaço urbano durante as aulas de Geografia. O trabalho foi realizado com base na pedagogia de projetos e no âmbito do planejamento e execução, alguns levantamentos bibliográficos forneceram complementações para delinear todo o processo de construção das atividades propostas. Nesse sentido, as intervenções reuniram variadas estratégias didáticas com a finalidade de fornecer subsídios para uma maior dinamização das aulas, assim como facilitar a leitura sobre os aspectos que estão intrinsicamente relacionados ao espaço urbano brasileiro. Assim, o trabalho desenvolvido proporcionou significativas contribuições para o ensino e aprendizagem da Geografia, além de ampliar as noções acerca dos problemas que circundam a realidade brasileira.