RESUMO: Existem uma gama de crianças em idade escolar que apresentam algum tipo de dificuldade relacionada a aprendizagem da leitura e da escrita, tanto é que o governo tem pensado em estratégias para alfabetizar na idade certa. As pesquisas tem documentado que a consciência fonológica é uma das habilidades metalinguísticas mais requeridas para que a criança aprenda a ler e a escrever. Com o intuito de saber como vai a produção científica no Brasil sobre consciência fonológica e alfabetização, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico entre os anos de 2005 a 2015 a fim de apresentar à comunidade acadêmica a última década de produção científica no Brasil acerca da consciência fonológica. Para a análise dos dados, buscou-se caracterizar a produção bibliográfica selecionada, considerando as seguintes caraterísticas: quantidade de trabalhos produzidos e o ano de publicação, produção por região e sua quantidade, tipo de estudo e por fim, foco do trabalho e seus respectivos autores. Verificou-se que os trabalhos que estudam a consciência fonológica tem demostrado que esta se configura numa competência metalinguística imprescindível para a aquisição da leitura e da escrita.