RESUMO
A propagação e o avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), no presente século, diante de uma geração conhecida como Geração Internet (GI), que sente a necessidade de estar online o tempo todo, traz um desconforto para a escola, chamando a atenção dos dirigentes e do corpo docente sobre a necessidade da escola absorver tais tecnologias como aliadas do ensino e aprendizagem, para que estas não atrapalhem o bom andamento do conteúdo programático e do relacionamento professor - aluno dentro e fora da sala de aula. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo investigar quais TDIC são utilizadas na sala de aula pelos professores de Geografia do Ensino Médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), uma instituição pública federal, bem como verificar se essas estão sendo utilizadas como recursos pedagógicos sobre a percepção do aluno, quais alunos as utilizam em seus estudos; quais delas são mais relevantes para o aprendizado, além de conhecer como é estabelecida a comunicação entre professor-aluno e aluno-aluno no processo de ensino e aprendizagem. Com base nesses dados, notou-se que a maioria dos professores utilizava diversas tecnologias, ferramentas e objetos de aprendizagem durante suas aulas e também propor o uso de algumas ferramentas para sua utilização durante as aulas de Geografia. Para atender aos objetivos propostos foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva e, como método foi escolhido o estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foi realizada uma experiência in loco com observação sistemática que buscou apreender quais as tecnologias e ferramentas pedagógicas utilizadas pelos professores atentando para a relevância destas no aprendizado do aluno. Com o intuito de qualificar tais informações, aplicou-se um questionário a alunos de 18 turmas do Ensino Médio no campus I desta Instituição, com o qual foi possível identificar quais tecnologias são utilizadas pelos professores; O que chamou a atenção nos resultados foi que, embora muitos alunos prefiram utilizar a internet em seus estudos individuais, este grupo aponta que a utilização do livro didático pelo professor é o Objeto de Aprendizagem (OA) mais relevante para a aprendizagem. Baseada nas informações e percebendo a diversidade de ferramentas gratuitas disponíveis para o estudo ou adaptação do estudo da Geografia, propôs-se a utilização de algumas ferramentas para aproximar essa GI do professor e da disciplina no intuito de torná-la mais atrativa, de fácil assimilação, além de criar um ambiente de aprendizagem colaborativa.
Palavras-chave: TDIC; Geografia; Educação