O presente texto traz uma breve reflexão a respeito da evolução histórica do atendimento de pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, apresentando caminhos diversos que conduziram os Serviços de Educação Especial até o atendimento educacional especializado. Para melhor compreensão dos fatos, apresenta-se também, seus fundamentos legais no que diz respeito à ocorrência dos serviços de apoio pedagógico especializados, previsto nos textos normativos. Para a realização desta pesquisa, utilizamos como referencial teórico: BRASIL (2007), Mazzota (2005), Mantoan (2006), dentre outros. A metodologia que fundamenta esta pesquisa é de abordagem qualitativa, através de uma pesquisa bibliográfica. A partir das leituras e fundamentações, destacamos que a sala de AEE é um espaço necessário para se (re) pensar a questão da construção de uma escola inclusiva, onde além de acolher possa garantir o direito a todos os educandos a uma educação pública e pautada nos princípios éticos, políticos, sociais e de equidade.