Este trabalho tem a finalidade de refletir sobre a história e sua missão pedagógica em diferentes experiências temporais. A partir do diálogo com a história do tempo presente e os regimes de historicidade construídos por Hartog, procurou-se levantar algumas reflexões sobre a função da história e do ensino de história dentro desses regimes, percebendo diferentes desígnios da história na sociedade com base no estudo das categorias citadas. O artigo procurou também destacar alguns desafios encontrados no campo da história e do seu ensino perante a aceleração do tempo e das inovações tecnológicas, sua incorporação na sociedade e consequentemente no ambiente escolar. Mediante as ponderações que serão realizadas nesse texto buscaremos estabelecer uma relação entre tempo e ensino de história, analisando a relevância deste conjunto em cada regime de historicidade delineado ao logo do texto e em especial no período contemporâneo. Para este trabalho abordamos a revisão de literatura para ancorar os conceitos e reflexões. A partir do estudo teórico conseguimos perceber as concepções de história que marcam cada período histórico demarcados por “regime” e como as narrativas sobre o papel da história vão modificando e atribuindo sentidos a historiografia, mentalidade e relações políticas e sociais. Não há como conceber a história dissociado do período em que está inserida por isso acreditamos que o diálogo da história frente a sua trajetória é imprescindível para o entendimento dela enquanto ciência e participação na construção social. Compreendendo a importância de questionar-se sobre a teoria e o papel que a história desempenha na nossa sociedade, esperamos colaborar para o nicho de questões referentes ao campo da história.