EXPERIÊNCIA DO PROJETO COLABORATIVO EM UMA ESCOLA PÚBLICA: BULLYING NÃO É DIVERTIDO: SOMOS TODOS IGUAIS NAS DIFERENÇAS
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31214 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 246 "inscrito_id" => 311 "titulo" => "EXPERIÊNCIA DO PROJETO COLABORATIVO EM UMA ESCOLA PÚBLICA: BULLYING NÃO É DIVERTIDO: SOMOS TODOS IGUAIS NAS DIFERENÇAS" "resumo" => "Este artigo trata de relatar como foi a experiência de elaborar e apresentar um projeto colaborativo em uma escola pública de Campina Grande, durante o Estágio Supervisionado II do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba. O projeto intitulado “Bullying não é divertido: somos todos iguais nas diferenças” teve a finalidade de contribuir para a construção de um ambiente onde as diferenças sejam trabalhadas e respeitadas, num clima de participação, onde todos os sujeitos da escola, a gestora, professoras, alunos ou demais funcionários, estabeleçam relações mediadas pelo diálogo, contrárias, portanto, às práticas de bullying. Para análise da experiência, abordaremos a apresentação do projeto, os conteúdos estudados que embasaram o trabalho, as observações que foram feiras durante o estágio e a percepção dos alunos quanto a esse fenômeno discutido. Na tentativa de dialogar sobre o assunto e promover um espaço mais acolhedor e participativo, temos como justificativa a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o tema, buscando fundamentos teóricos que ajudem na identificação de práticas dessa natureza, sensibilizando e exemplificando as várias formas que este problema pode assumir, destacando também a necessidade de a escola compartilhar com a família para construir soluções viáveis de enfrentamento ao referido problema com o objetivo de contribuir para a construção e conservação de um ambiente democrático em que os sujeitos da escola, possam estabelecer elos de confiança e respeito na vivência de uma cultura de paz, dentro e fora do contexto educacional. Além disso, falaremos sobre o teatro de fantoches, que sendo utilizado como metodologia, tornou a apresentação mais lúdica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA, PROJETO COLABORATIVO, ESCOLA, BULLYING" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID311_14082017225807.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VIRGINIA DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "VIRGINIA SOUZA" "autor_email" => "professoravirginiasouza@g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31214 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 246 "inscrito_id" => 311 "titulo" => "EXPERIÊNCIA DO PROJETO COLABORATIVO EM UMA ESCOLA PÚBLICA: BULLYING NÃO É DIVERTIDO: SOMOS TODOS IGUAIS NAS DIFERENÇAS" "resumo" => "Este artigo trata de relatar como foi a experiência de elaborar e apresentar um projeto colaborativo em uma escola pública de Campina Grande, durante o Estágio Supervisionado II do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba. O projeto intitulado “Bullying não é divertido: somos todos iguais nas diferenças” teve a finalidade de contribuir para a construção de um ambiente onde as diferenças sejam trabalhadas e respeitadas, num clima de participação, onde todos os sujeitos da escola, a gestora, professoras, alunos ou demais funcionários, estabeleçam relações mediadas pelo diálogo, contrárias, portanto, às práticas de bullying. Para análise da experiência, abordaremos a apresentação do projeto, os conteúdos estudados que embasaram o trabalho, as observações que foram feiras durante o estágio e a percepção dos alunos quanto a esse fenômeno discutido. Na tentativa de dialogar sobre o assunto e promover um espaço mais acolhedor e participativo, temos como justificativa a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o tema, buscando fundamentos teóricos que ajudem na identificação de práticas dessa natureza, sensibilizando e exemplificando as várias formas que este problema pode assumir, destacando também a necessidade de a escola compartilhar com a família para construir soluções viáveis de enfrentamento ao referido problema com o objetivo de contribuir para a construção e conservação de um ambiente democrático em que os sujeitos da escola, possam estabelecer elos de confiança e respeito na vivência de uma cultura de paz, dentro e fora do contexto educacional. Além disso, falaremos sobre o teatro de fantoches, que sendo utilizado como metodologia, tornou a apresentação mais lúdica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA, PROJETO COLABORATIVO, ESCOLA, BULLYING" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID311_14082017225807.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VIRGINIA DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "VIRGINIA SOUZA" "autor_email" => "professoravirginiasouza@g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }