Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

O TRABALHO EM EQUIPE E A EXPLORAÇÃO CAPITALISTA: REFLEXÕES SOBRE AS INFLUÊNCIAS DO TOYOTISMO NA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, CAPITALISMO, TOYOTISMO Comunicação Oral (CO) GD12 - Movimentos Sociais, sujeitos e processos educativos
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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Partindo do pressuposto marxista de que em nossa sociedade existe um dualismo de classes, onde de um lado há uma elite dominante que detém os meios ideológicos e de produção, e de outro lado há uma classe trabalhadora explorada que vende sua força de trabalho a baixo custo, é possível extrair como consequência lógica disto que esse antagonismo de classes se estende para a educação, criando assim, um dualismo educacional, mantido por dois tipos de escola: aquela que forma a classe operária para o mercado de trabalho, e outro tipo de escola, destinado a formar as elites, para que estas mantenham o domínio intelectual na sociedade capitalista. Partindo deste pressuposto e tendo em vista que o toyotismo é o modelo de produção em voga, investigaremos as seguintes questões acerca das influências do Toyotismo na educação: como se produz mão de obra para suprir as necessidades e demandas impostas por este modelo? E como as exigências do modelo Toyota se refletem no campo educacional? Quais práticas escolares e educacionais evidenciam a adequação de uma preparação aos moldes do toyotismo? Para realizar esta empreitada recorreremos a uma pesquisa bibliográfica e de revisão de literatura que terá como referencial teórico alguns conceitos do pensamento Marxista, principalmente a noção de antagonismo de classes, presente no Manifesto do partido comunista, escrito por Karl Marx e Friedrich Engels. Também utilizaremos o texto intitulado O trabalho como princípio educativo frente as novas tecnologias, escrito por Dermeval Saviane, onde este autor trabalha com a noção de dois tipos de escola, refletindo o antagonismo de classes. Além disso, utilizaremos autores que escreveram sobre os impactos do modo de produção Toyotista na educação, como Pinto, Melo e Santos. Sendo assim, começaremos explicitando a existência do antagonismo de classe e de como este se reflete na educação, para isto recorreremos a Saviani e aos conceitos do pensamento marxista. Em seguida apontaremos alguns dos impactos do toytismo na educação, utilizando Pinto e outros autores que estudaram este tema. E por fim pontuaremos algumas práticas educativas que explicitam uma possível educação voltada para atender as demandas de produção do sistema capitalista e do modelo Toyotista. Portanto, esperamos suscitar um profícuo debate em torno do tema aqui proposto, oferecendo ferramentas críticas para pensar as práticas educativas da contemporaneidade, que é marcada pela exploração do trabalho assalariado e pelas inúmeras injustiças sociais, das quais nosso país é abundante em exemplos.

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