ARAÚJO, Rafael Nóbrega et al.. . Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/31450>. Acesso em: 23/12/2024 00:13
O presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas educativas presentes nas artes e saber-fazer de rezadeira, destacando o papel educativo no contexto escolarizado ao enfatizar a memória e a história de vida de praticantes de reza. Através de um saber-fazer construído na tradição oral das práticas de reza e cura, que assumem no cotidiano um caráter alternativo ao saber médico, dito oficial, a figura da rezadeira emerge enquanto representante do conhecimento popular adquirido na experiência de vida e encontra nas tessituras da memória e da oralidade uma forma de educar. Neste sentido, problematizamos a elaboração de práticas cotidianas a partir de uma operação de consumo, que se configura como uma alternativa a normatização do saber científico socialmente valorizado, buscando promover o reconhecimento de outras formas de saber. Tomamos como fonte os relatos orais de uma mulher rezadeira, analisados sob as contribuições da metodologia em História Oral. Conclui-se que os saberes e práticas de reza se apresentam com uma importante possibilidade para o ensino de História a partir do viés da História Cultural das Práticas Educativas.