SAÚDE BUCAL: UM OLHAR SOBRE AS PRESCRIÇÕES MÉDICO-ODONTOLÓGICAS
EM ESPAÇOS ESCOLARES E RECLAMES PUBLICITÁRIOS DA PARAÍBA (1920-1940)
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Nesta\r\n direção, este trabalho se propõe analisar a circulação das prescrições do saber médico-odontológico no\r\n âmbito escolar paraibano no período de 1920 e 1940, bem como, analisar os reclames publicitários\r\n sobre o tratamento e a beleza dos dentes como discurso de formação de novas sensibilidades\r\n nacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa documental que adotou como fonte principal o\r\n periódico A União. Como estratégia metodológica, buscou-se dialogar com a teoria da Nova História\r\n Cultural, enfocando não apenas os mecanismos de produção dos objetos culturais, como também os\r\n seus mecanismos de circulação e interpretações, repensando os conceitos de leituras e de apropriação\r\n de discursos. Sendo assim, é possível identificar no material analisado apresentação da educação bucal\r\n como um processo civilizatório e higiênico, onde ter um rosto belo e um sorriso bonito passou a serem\r\n símbolos da nação de “ordem” e do “progresso”. Dessa forma buscaremos demonstrar como foi a\r\n escolarização desses hábitos e como eles influenciaram uma sociedade Tendo em vista que as\r\n instalações de gabinetes dentários nos grupos escolares paraibanos, a partir de 1924, configuraram\r\n uma estratégia de mostrar que cuidar dos dentes e da boca é de completa importância para um conceito\r\n de civilização. 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