ENSINANDO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE GEOMETRIA PLANA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31188 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 455 "inscrito_id" => 894 "titulo" => "ENSINANDO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE GEOMETRIA PLANA" "resumo" => "É fácil ver que, os aparatos tecnológicos estão cada vez mais especuladas como um excelente instrumento para o ensino de muitas disciplinas e, em particular, a matemática, e que o ambiente escolar tem que estar pronto para inserir tais instrumentos em suas atividades. Pois, o mercado de trabalho e a sociedade em geral exige cada vez mais que os humanos saibam trabalhar com computadores e seus softwares. Espera-se que diante dessas exigências o ambiente escolar propicie aos alunos esse contato com essas ferramentas. Sabemos que a disciplina de matemática é considerada por muitos alunos a mais difícil, um reflexo disso, é o alto índice de retenção na educação básica. Essa realidade decorre do fato que os alunos em geral não estudam matemática por não gostar e por achar a matemática chata e cansativa. O que poderia ajudar a mudar parte desse quadro, seria o professor tornar suas aulas dinâmicas, atrativas e desafiadoras para os alunos. Diante disso, o objetivo deste trabalho é mostrar a importância e aplicação do software GeoGebra no ensino de conceitos de geometria plana. Sugerimos neste trabalho, atividades que buscam ilustrar alguns conceitos matemáticos da geometria plana, essas ilustrações busca usar o software para construir alguns conceitos de ângulos de geometria plana. Esperamos que este trabalho possa estimular os professores sobre o uso dos recursos tecnológicos nas aulas de matemática, visando sempre tornar os conceitos matemáticos mais atrativos e interessantes. E por consequência, que os alunos passem a estudar e gostar de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, SOFTWARE GEOGEBRA, ENSINO DE GEOMETRIA PLANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA17_ID894_21082017231235.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINARIO OLIVEIRA DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "FRANCINARIO" "autor_email" => "francinariooliveira@uern." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31188 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 455 "inscrito_id" => 894 "titulo" => "ENSINANDO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE GEOMETRIA PLANA" "resumo" => "É fácil ver que, os aparatos tecnológicos estão cada vez mais especuladas como um excelente instrumento para o ensino de muitas disciplinas e, em particular, a matemática, e que o ambiente escolar tem que estar pronto para inserir tais instrumentos em suas atividades. Pois, o mercado de trabalho e a sociedade em geral exige cada vez mais que os humanos saibam trabalhar com computadores e seus softwares. Espera-se que diante dessas exigências o ambiente escolar propicie aos alunos esse contato com essas ferramentas. Sabemos que a disciplina de matemática é considerada por muitos alunos a mais difícil, um reflexo disso, é o alto índice de retenção na educação básica. Essa realidade decorre do fato que os alunos em geral não estudam matemática por não gostar e por achar a matemática chata e cansativa. O que poderia ajudar a mudar parte desse quadro, seria o professor tornar suas aulas dinâmicas, atrativas e desafiadoras para os alunos. Diante disso, o objetivo deste trabalho é mostrar a importância e aplicação do software GeoGebra no ensino de conceitos de geometria plana. Sugerimos neste trabalho, atividades que buscam ilustrar alguns conceitos matemáticos da geometria plana, essas ilustrações busca usar o software para construir alguns conceitos de ângulos de geometria plana. Esperamos que este trabalho possa estimular os professores sobre o uso dos recursos tecnológicos nas aulas de matemática, visando sempre tornar os conceitos matemáticos mais atrativos e interessantes. E por consequência, que os alunos passem a estudar e gostar de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, SOFTWARE GEOGEBRA, ENSINO DE GEOMETRIA PLANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA17_ID894_21082017231235.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINARIO OLIVEIRA DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "FRANCINARIO" "autor_email" => "francinariooliveira@uern." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }