EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS.
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É importante reconhecer que a idade cronológica não é um marcador preciso para as mudanças que acompanham o envelhecimento. Metodologia: Trata-se de um ensaio teórico reflexivo que propõe a discussão acerca dos desafios a serem enfrentados pelos profissionais que atuam nas diversas áreas da saúde, fazendo ou tentando efetivar a educação em saúde para idosos a fim de ajuda-los a evitar quedas e incentivar o autocuidado. O ensaio teórico tem como fundamentos a exposição lógica e reflexiva, além da argumentação minuciosa, com elevado grau de interpretação e julgamento pessoal. Resultados e Discussões: Avaliar a susceptibilidade para a ocorrência de queda nos idosos é uma opção viável e adequada por se acreditar que os diagnósticos representam o foco do cuidado de enfermagem. O diagnóstico de enfermagem de risco de queda descreve um julgamento clínico em que um indivíduo/grupo está mais vulnerável ao desenvolvimento de um problema do que outros na mesma situação ou em situação similar. Para isso, sugere-se a criação de grupos de idosos, onde cada um fala de suas experiências, como é sua vida, quem cuida dele, como ele é cuidado, para que com esses dados coletados, a equipe de enfermagem começa a desenvolver as formas adequadas de cuidados e a forma correta de como evitar quedas, principalmente as caseiras. Conclusão: O crescimento de idosos na população brasileira traz consigo a necessidade de uma discussão ampla por parte do governo e sociedade voltada à efetivação de programas específicos que privilegiem um envelhecimento saudável e de minimização de riscos enfrentados por esta faixa etária, como o risco de quedas, tão presente nesta população. Destaca-se que a queda pode ser evitada com medidas preventivas, que proporcionem um ambiente seguro para o idoso, como alterações efetuadas em sua casa, no intuito de facilitar seu deslocamento e equilíbrio. 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