RESUMO
Este artigo relata uma experiência de estágio em Educação infantil. E Está direcionado fundamentalmente, para a explanação de como se deu esta experiência no que se refere aos caminhos e olhares escolhidos durante os períodos de observação e análises, bem como no que diz respeito aos teóricos que tiveram suas ideias e conceitos utilizados como norteadores da fundamentação teórica durante todo o processo que envolve o estágio, desde a elaboração da proposta do projeto de pesquisa, até a conclusão do relatório de estágio. Dentre estes teóricos destacam-se as perspectivas de Castrogiovanni (2009) e Almeida (2014). É importante considerar que a experiência de estágio relatada, é resultado da disciplina Pesquisa Educacional II, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Durante esta disciplina, foi elaborado um projeto de pesquisa voltado para a temática: “Meu corpo, meu mundo: noções espaciais na educação infantil”, sob a orientação da professora Dr. Graça de Oliveira. Este projeto de pesquisa foi o percussor e orientador das atividades que foram pensadas, planejadas, executadas e culminadas no Estágio Supervisionado II, realizado na fase escolar, denominada de Educação Infantil. A temática escolhida está diretamente ligada à disciplina de Geografia, e este artigo bem demonstra que a experiência realizada durante o estágio, objetivou isto, verificar como as crianças de uma creche e pré-escola municipal na cidade de Campina Grande, constroem as noções espaciais, considerando os aspectos que dão base a uma perspectiva pedagógica na qual a criança seja livre e isenta de cobranças, no que se refere a resultados precisos ou pré-definidos.