Uma das formas do professor adquirir conhecimentos é durante o processo de execução de intervenções na sua área. Esse artigo destaca os conhecimentos que contribuem para o aperfeiçoamento da prática do professor na formação inicial, em particular, a do professor de Educação Física, a partir de um processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência de um processo de ensino-aprendizagem, a partir de oficinas de dança, com escolares inseridos nos anos finais do Ensino Fundamental. Essas oficinas se realizaram na Escola Estadual 4 de Setembro, na cidade de Pau dos Ferros (RN). As oficinas ocorreram no contra turno escolar, no período de 01 de agosto a 14 de setembro do decorrente ano. O Diário de bordo constitui o nosso instrumento de registro das ações desenvolvidas ao longo desse processo. A partir desse Corpus de análise, pudemos perceber alguns fatores que influenciam a formação profissional e alguns saberes que são construídos na própria experiência docente, no cotidiano escolar. Os fatores que influenciam a formação profissional são apontados e discutidos no eixo: Saberes docentes e o processo de ensino-aprendizagem da dança na escola. E em Reflexões pedagógica, apontamos alguns saberes construídos na própria experiência docente, a saber: estimulo do exercício da criatividade e da autonomia nos alunos, a cooperação entre os escolares envolvidos nas atividades, promover a interação entre os alunos. A ação docente é fundamental na: construção de valores, mediação do conhecimento, motivação dos alunos, construção do conhecimento e consciência de pertencimento no mundo.