Nos diversos saberes propagados no cotidiano da sala de aula, não podemos desconsiderar o trabalho com os gêneros textuais e suas sequências didáticas. Nesse arcabouço, referendamos o artigo de opinião como sendo um gênero capaz de elucidar a construção de opiniões e pontos de vistas que se constituem mediante questões diversas que primam pela (conta)-argumentação. Partindo desses pressupostos, o presente artigo busca discutir o nosso trabalho com os gêneros textuais na sala de aula, por meio do trabalho com o material didático da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2016, contemplando as práticas metodológicas com o gênero artigo de opinião. Através das atividades propostas a partir do referido gênero, numa turma de 3ª série do Ensino Médio, buscamos refletir como o artigo de opinião pode contribuir para a formação do leitor e do escritor no contexto da sala de aula. Nessa perspectiva, procuramos mostrar como as produções de textos, atendendo às especificidades do gênero em estudo, contribuem para o desenvolvimento da proficiência linguística, tornando o usuário da língua um sujeito mais crítico. Para subsidiar teoricamente nossos enfoques, recorremos aos estudos de Antunes (2003), Britto (2005), Dell’Isola, Lopes-Rossi (2006), Marcuschi (2007, 2008), Pimenta e Lima (2001), Rodrigues (2000) e Souza (2007). Dessa forma, percebemos que o trabalho com o artigo de opinião dar oportunidade de instruir o aluno a exercer seu papel de cidadania, tendo em vista a grande influência que esse gênero exerce na esfera jornalística e seu forte papel discursivo na sociedade.