O presente trabalho é resultado de uma análise feita sobre o ensino da Cultura Afro-brasileira e Indígena na EEM Senador Fernandes Távora, localizada no município de Ereré – CE. Essa análise foi feita à luz da aplicação da orientação dada pela Lei 10.639 de 2003, que torna obrigatório o ensino da Cultura afro-brasileira em todas as disciplinas do currículo da educação básica. Essa lei foi reformulada pela Lei 11.645 e 2008, que passou a incorporar na obrigatoriedade o ensino da cultura indígena. Para tanto foi desenvolvido um projeto na escola que visava propor práticas inovadoras na abordagem do tema. Durante aplicação do projeto foi feito um breve diagnóstico, que constatou diversos empecilhos para o desenvolvimento da temática assegurado pela legislação. Dentre as principais referências bibliográficas, destacamos Bakhtin (2003), Marcuschi (2003), Borges (2015). Foi realizada ainda uma pesquisa que se caracterizou como exploratória, descritiva e estudo de caso, já quanto a abordagem se classificou como qualitativa. Para atender ao propósito deste estudo, a pesquisa foi do tipo censitária, sendo os dados coletados no ano de 2015.