Nosso trabalho parte de uma experiência realizada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao Departamento de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), realizada na Escola Estadual Patronato Alfredo Fernandes localizada na cidade de Pau dos Ferros/RN. O Programa atua na escola desde 2014 com o Subprojeto “Mediadores de leitura e de texto em processo de (auto)formação”, no qual as bolsistas atuam realizando mediações de histórias através de várias e diferentes estratégias. O momento de intevivência, aqui, relatado foi fruto de um projeto denominado “Uma viagem na biblioteca: despertando o gosto pela leitura”, no qual as bolsistas realizaram as mediações na biblioteca, no decorrer de três semanas com as duas turmas, o 2° “B” e o 4° “A”, turmas essas que são beneficiadas pelo programa PIBID. A metodologia se pauta em três momentos, primeiro era realizado as contações das histórias selecionadas pelos bolsistas, em seguida realizávamos uma roda de leitura momento em que os alunos tinham um espaço de tempo para lerem os livros da sua escolha e, por último, o aluno que desejasse realizaria o reconto da história que leu no momento da roda de leitura. Ao finalizamos o nosso projeto, conseguimos alcançar um número considerável de alunos que iam a biblioteca realmente no intuito de ler, e ainda conseguimos o reconhecimento da escola, que sugeriram que as bolsistas criassem e desenvolvesse um projeto similar, com a diferença que este envolveria todas as turmas de aula da escola, se concretizando em um momento de interação completa entre escola e projeto.