O presente trabalho visa inicialmente despertar na sociedade e principalmente nos educadores o desejo de conhecer um pouco mais a fundo o processo de alfabetização, como este atua na sociedade, quais suas principais características e em que perspectivas se dividem, visando ressaltar que este processo se torna tão complexo devido as diversidades sociais, culturais, religiosas e raciais existentes em um mesmo espaço educacional que visa primordialmente o alcance da aquisição da linguagem e da escrita de forma padronizada e baseada na norma culta. Objetivamos também, reconhecer e valorizar a importância de se ter o acompanhamento da família, da escola ou do professor nesse processo “inicial” da educação de uma criança, já que inicialmente tudo lhe é estranho e desconhecido, o que consequentemente a fará necessitar desse acompanhamento para se adaptar as novas regras e sistematizações introduzidas em sua vida. Nessa perspectiva consideramos de suma importância dialogarmos com alguns teóricos, tais como: Solé (1998). Soares (2011) Ribeiro (2003) que discutem a alfabetização e a influência desse processo no desenvolvimento educacional humano, visando obter um maior embasamento teórico e qualitativo, o que nos faz afirmar ser este artigo um trabalho resultante de um levantamento bibliográfico e de cunho qualitativo.