SOUZA, Gerizilda Dantas De et al.. As hqs como incentivo para o aprendizado. Anais VI SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/26204>. Acesso em: 08/11/2024 08:13
Os gêneros textuais estão presentes nas diversas situações comunicativas e são considerados como importantes ferramentas para o ensino de língua portuguesa por ter funções meramente discursivas e por retratar as diversas formas e funções da linguagem nas suas diferentes modalidades oral e escrita, formal e informal. No entanto, durante muitos anos discutiu-se muito em relação ao uso das histórias em quadrinhos como práticas pedagógicas de ensino, assim como levou algum tempo para que esse gênero fosse reconhecido e aplicado nos PCNs e na LDB não como ameaças de ensino, mas como fundamental para o desenvolvimento das práticas de linguagem. Com isso, esse trabalho tem como principal objetivo caracterizar a importância das HQs no ensino de língua materna, mais especificadamente no desenvolvimento das práticas de leitura, interpretação e produção de textos. Para isso foram utilizados como subsídio teórico, estudos que abordam o ensino de língua portuguesa com base na diversidade dos gêneros textuais, focando o ensino tendo em vista os quadrinhos, o seu contexto histórico e a sua transição para o meio escolar. Os resultados obtidos mostram que ao contrário do que pensaram, as HQs são na verdade importantes ferramentas de ensino, pois além de ser um gênero bastante cobiçado por crianças e jovens, contribui ainda para uma aula bastante produtiva em relação a participação e interação entre professor/alunos, porque esse gênero apresenta uma grande diversidade de temáticas em um universo colorido que chama a atenção do aluno, mas sobretudo bastante significativo para construção crítica destes em relação ao que se passa no mundo que o cerca.