O trabalho reflete sobre a importância da atualização permanente do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, de modo que possa acompanhar a dinâmica social e contemplar as necessidades educacionais dos alunos, especialmente daqueles socialmente excluídos ou estigmatizados. Nesse sentido, o PPP se configura como um instrumento de luta e reconhecimento. Desse modo, a sua avaliação e reformulação devem se constituir em práticas permanentes e participativas. O foco deste artigo são as articulações entre o PPP e as relações étnico-raciais. Defende-se que a valorização da cultura e da história afro-brasileira sejam nortes orientadores para a construção dos Projetos das escolas, uma vez que essas temáticas devem ser trabalhadas na escola. Levando os alunos provenientes dessas culturas se sentirem reconhecidos e valorizados em suas diversidades, o que poderá ter como consequências a atribuição de sentidos positivos à escola e ao ensino. Essa atribuição de sentido, por sua vez, pode contribuir diretamente para a permanência e sucesso escolar desses alunos. Trata-se de um artigo teórico cujas metodologias consistem de revisão bibliográfica e análise do PPP da Escola Municipal “Filomena Sampaio de Souza”, localizada no município de Portalegre/RN, que possui comunidades remanescentes de quilombolas. O objetivo do trabalho é analisar a abordagem que o referido documento dá às temáticas étnico-raciais, haja vista que a mesma recebe alunos de quatro comunidades remanescentes de quilombolas Pêga, Sobrado e Arrojado ou Engenho Novo e Lajes. Para atender a este objetivo, o texto está organizado em duas partes. Na primeira faz-se uma discussão sobre o PPP e sua importância para o desenvolvimento da prática educativa, destacando-se a relevância da presença da temática das relações étnico-raciais na Proposta Pedagógica das escolas de municípios que têm comunidades quilombolas. Por último, realiza-se a análise do PPP da escola escolhida, com o olhar direcionado para a questão étnico-racial.