EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26237 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 134 "inscrito_id" => 168 "titulo" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA" "resumo" => "O trabalho reflete sobre a importância da atualização permanente do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, de modo que possa acompanhar a dinâmica social e contemplar as necessidades educacionais dos alunos, especialmente daqueles socialmente excluídos ou estigmatizados. Nesse sentido, o PPP se configura como um instrumento de luta e reconhecimento. Desse modo, a sua avaliação e reformulação devem se constituir em práticas permanentes e participativas. O foco deste artigo são as articulações entre o PPP e as relações étnico-raciais. Defende-se que a valorização da cultura e da história afro-brasileira sejam nortes orientadores para a construção dos Projetos das escolas, uma vez que essas temáticas devem ser trabalhadas na escola. Levando os alunos provenientes dessas culturas se sentirem reconhecidos e valorizados em suas diversidades, o que poderá ter como consequências a atribuição de sentidos positivos à escola e ao ensino. Essa atribuição de sentido, por sua vez, pode contribuir diretamente para a permanência e sucesso escolar desses alunos. Trata-se de um artigo teórico cujas metodologias consistem de revisão bibliográfica e análise do PPP da Escola Municipal “Filomena Sampaio de Souza”, localizada no município de Portalegre/RN, que possui comunidades remanescentes de quilombolas. O objetivo do trabalho é analisar a abordagem que o referido documento dá às temáticas étnico-raciais, haja vista que a mesma recebe alunos de quatro comunidades remanescentes de quilombolas Pêga, Sobrado e Arrojado ou Engenho Novo e Lajes. Para atender a este objetivo, o texto está organizado em duas partes. Na primeira faz-se uma discussão sobre o PPP e sua importância para o desenvolvimento da prática educativa, destacando-se a relevância da presença da temática das relações étnico-raciais na Proposta Pedagógica das escolas de municípios que têm comunidades quilombolas. Por último, realiza-se a análise do PPP da escola escolhida, com o olhar direcionado para a questão étnico-racial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET5 - Diversidade, Multiculturalidade e inclusão" "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, COMUNIDADES QUILOMBOLAS, NEGRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA5_ID168_14112016161355.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANILZA DE SOUZA BESERRA" "autor_nome_curto" => "IVANILZA" "autor_email" => "ivanilza2010@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26237 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 134 "inscrito_id" => 168 "titulo" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA" "resumo" => "O trabalho reflete sobre a importância da atualização permanente do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, de modo que possa acompanhar a dinâmica social e contemplar as necessidades educacionais dos alunos, especialmente daqueles socialmente excluídos ou estigmatizados. Nesse sentido, o PPP se configura como um instrumento de luta e reconhecimento. Desse modo, a sua avaliação e reformulação devem se constituir em práticas permanentes e participativas. O foco deste artigo são as articulações entre o PPP e as relações étnico-raciais. Defende-se que a valorização da cultura e da história afro-brasileira sejam nortes orientadores para a construção dos Projetos das escolas, uma vez que essas temáticas devem ser trabalhadas na escola. Levando os alunos provenientes dessas culturas se sentirem reconhecidos e valorizados em suas diversidades, o que poderá ter como consequências a atribuição de sentidos positivos à escola e ao ensino. Essa atribuição de sentido, por sua vez, pode contribuir diretamente para a permanência e sucesso escolar desses alunos. Trata-se de um artigo teórico cujas metodologias consistem de revisão bibliográfica e análise do PPP da Escola Municipal “Filomena Sampaio de Souza”, localizada no município de Portalegre/RN, que possui comunidades remanescentes de quilombolas. O objetivo do trabalho é analisar a abordagem que o referido documento dá às temáticas étnico-raciais, haja vista que a mesma recebe alunos de quatro comunidades remanescentes de quilombolas Pêga, Sobrado e Arrojado ou Engenho Novo e Lajes. Para atender a este objetivo, o texto está organizado em duas partes. Na primeira faz-se uma discussão sobre o PPP e sua importância para o desenvolvimento da prática educativa, destacando-se a relevância da presença da temática das relações étnico-raciais na Proposta Pedagógica das escolas de municípios que têm comunidades quilombolas. Por último, realiza-se a análise do PPP da escola escolhida, com o olhar direcionado para a questão étnico-racial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET5 - Diversidade, Multiculturalidade e inclusão" "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, COMUNIDADES QUILOMBOLAS, NEGRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA5_ID168_14112016161355.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANILZA DE SOUZA BESERRA" "autor_nome_curto" => "IVANILZA" "autor_email" => "ivanilza2010@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }