O referido trabalho busca abordar e refletir acerca da temática avaliação em espanhol, fazendo um diagnóstico com uma turma do ensino médio da Escola Estadual “Vicente de Fontes localizada no município de José da Penha, estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo de caso, tendo como objetivo maior investigar, discutir, e analisar aspectos ligados à avaliação em espanhol destacando como fatores primordiais as maneiras como são abordados os componentes compreensão de texto, gramática e produção de texto presente na avaliação do 1º bimestre, bem como sua tendência quantitativa em relação às questões e os procedimentos utilizados para avaliar os conteúdos. Nessa perspectiva, tomamos como subsídios e bases teóricas os estudos de Luckesi, (2002), Romão, (2005); Santos, (2006); Smole, (2008); Sant’Anna, (1998) e os dois maiores documentos que regem e norteiam o ensino básico PCN, (1998); OCN, (2006). Constatamos que foram abordados com maior intensidade os conteúdos relativos à leitura e compreensão de texto, bem como os aspectos gramaticais como segunda colocação, seguido de estudo de vocabulários de produção textual com uma quantidade considerada mínima de uma ou duas questões durante a avaliação.