DESAFIOS DO PNAIC NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26228 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 138 "inscrito_id" => 255 "titulo" => "DESAFIOS DO PNAIC NA EDUCAÇÃO DO CAMPO" "resumo" => "O presente trabalho apresente um recorte do estudo a respeito da operacionalização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, no município de Marcelino Vieira-RN. O estudo foi desenvolvido a partir de uma das escolas referenciais do campo da Rede Municipal de Ensino do referido município, e partiu da seguinte questão de pesquisa: De que modo o PNAIC tem sido operacionalizado a partir das especificidades das práticas educativas no e do campo, junto a uma escola do campo, localizada em Marcelino Vieira/RN? Seu objetivo geral, portanto, foi de analisar de que modo o PNAIC tem sido operacionalizado a partir das especificidades das práticas educativas no e do campo em Marcelino Vieira/RN. Para responder à aludida questão, metodologicamente, realizou-se uma pesquisa qualitativa, levantando-se o material empírico através de entrevistas semiestruturadas e de observação. Dentre os resultados aos quais se chegou, podem ser destacados os seguintes: o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa teve como foco a formação continuada para os/as professores/as alfabetizadores/as com lacunas estruturais que contemplassem adaptações para a realidade do Campo; o referido Programa visa fundamentalmente instrumentalizar de modo — preponderantemente —, via replicação de procedimentos, práticas de alfabetização e letramento que não estão necessariamente pautadas para a formação de sujeitos de coletivos; há uma ausência estrutural de formação continuada na Rede de Marcelino Vieira-RN para os professore/as do campo que contemple as questões do ensino com a multissérie e, por conseguinte, para com a Educação do Campo; o PNAIC, do modo como é gerido, ainda não consegue considerar as superações da invisibilidade e da precarização que maculam as estratégias de escolarização na Educação do Campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET2 - Currículo e ensino: políticas e práticas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO, PNAIC, CLASSES MULTISSERIADAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA2_ID255_14112016165641.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARY CARNEIRO DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "MARY CARNEIRO" "autor_email" => "marycpo4@yahoo.com.br" "autor_ies" => "FACEP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26228 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 138 "inscrito_id" => 255 "titulo" => "DESAFIOS DO PNAIC NA EDUCAÇÃO DO CAMPO" "resumo" => "O presente trabalho apresente um recorte do estudo a respeito da operacionalização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, no município de Marcelino Vieira-RN. O estudo foi desenvolvido a partir de uma das escolas referenciais do campo da Rede Municipal de Ensino do referido município, e partiu da seguinte questão de pesquisa: De que modo o PNAIC tem sido operacionalizado a partir das especificidades das práticas educativas no e do campo, junto a uma escola do campo, localizada em Marcelino Vieira/RN? Seu objetivo geral, portanto, foi de analisar de que modo o PNAIC tem sido operacionalizado a partir das especificidades das práticas educativas no e do campo em Marcelino Vieira/RN. Para responder à aludida questão, metodologicamente, realizou-se uma pesquisa qualitativa, levantando-se o material empírico através de entrevistas semiestruturadas e de observação. Dentre os resultados aos quais se chegou, podem ser destacados os seguintes: o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa teve como foco a formação continuada para os/as professores/as alfabetizadores/as com lacunas estruturais que contemplassem adaptações para a realidade do Campo; o referido Programa visa fundamentalmente instrumentalizar de modo — preponderantemente —, via replicação de procedimentos, práticas de alfabetização e letramento que não estão necessariamente pautadas para a formação de sujeitos de coletivos; há uma ausência estrutural de formação continuada na Rede de Marcelino Vieira-RN para os professore/as do campo que contemple as questões do ensino com a multissérie e, por conseguinte, para com a Educação do Campo; o PNAIC, do modo como é gerido, ainda não consegue considerar as superações da invisibilidade e da precarização que maculam as estratégias de escolarização na Educação do Campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET2 - Currículo e ensino: políticas e práticas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO, PNAIC, CLASSES MULTISSERIADAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA2_ID255_14112016165641.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARY CARNEIRO DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "MARY CARNEIRO" "autor_email" => "marycpo4@yahoo.com.br" "autor_ies" => "FACEP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }