Este trabalho objetiva analisar processos argumentativos em depoimentos de idosos de Riacho de Santana/RN. Selecionamos para esta pesquisa entrevistas com dois idosos e delas trouxemos excertos que abordam temas referentes à educação, respeito aos pais ou familiares mais velhos e às práticas de ensino daquela época. O corpus analisado é constituído por discursos de dois idosos e foi constituído por meio de entrevistas gravadas, com depoimentos voluntários dos entrevistados. Os idosos, em meio às memórias que os cercam, conseguem trazer à tona argumentos baseados na estrutura do real e que fundamentam a estrutura do real, sobretudo, com ensinamentos válidos ainda para as gerações atuais, revelando valores concretos e abstratos que se alteram ao longo do tempo. Para análise, fazemos interpretações dos discursos que subjazem os depoimentos e identificamos as teses, hierarquia de valores e recursos de presenças nos depoimentos dos idosos sobre práticas educativas, com ênfase em temas como educação e família. Como aporte teórico, trazemos Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Abreu (2009), Fiorin (2016) e Bosi (1994). As análises apresentam discursos que revelam uma realidade diferente no âmbito das práticas educativas de antigamente, das práticas formais e não formais, trazem elementos e discussões pertinentes sobre a argumentação no discurso e as hierarquias de valores de hoje e ontem sobre a educação e o trabalho, que assumem valores diferentes, nas duas épocas em foco.