Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DISCURSOS DE IDOSOS: ARGUMENTAÇÃO EM DEPOIMENTOS DE MORADORES DO MUNICÓPIO DE RIACHO DE SANTANA/ RN

Palavra-chaves: ARGUMENTAÇÃO, MEMÓRIAS DE IDOSOS, PRÁTICAS CULTURAIS E EDUCATIVAS Comunicação Oral (CO) ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26334
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 251
    "inscrito_id" => 745
    "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DISCURSOS DE IDOSOS: ARGUMENTAÇÃO EM DEPOIMENTOS DE MORADORES DO MUNICÓPIO DE RIACHO DE SANTANA/ RN"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar processos argumentativos em depoimentos de idosos de Riacho de Santana/RN. Selecionamos para esta pesquisa entrevistas com dois idosos e delas trouxemos excertos que abordam temas referentes à educação, respeito aos pais ou familiares mais velhos e às práticas de ensino daquela época. O corpus analisado é constituído por discursos de dois idosos e foi constituído por meio de entrevistas gravadas, com depoimentos voluntários dos entrevistados. Os idosos, em meio às memórias que os cercam, conseguem trazer à tona argumentos baseados na estrutura do real e que fundamentam a estrutura do real, sobretudo, com ensinamentos válidos ainda para as gerações atuais, revelando valores concretos e abstratos que se alteram ao longo do tempo. Para análise, fazemos interpretações dos discursos que subjazem os depoimentos e identificamos as teses, hierarquia de valores e recursos de presenças nos depoimentos dos idosos sobre práticas educativas, com ênfase em temas como educação e família. Como aporte teórico, trazemos Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Abreu (2009), Fiorin (2016) e Bosi (1994). As análises apresentam discursos que revelam uma realidade diferente no âmbito das práticas educativas de antigamente, das práticas formais e não formais, trazem elementos e discussões pertinentes sobre a argumentação no discurso e as hierarquias de valores de hoje e ontem sobre a educação e o trabalho, que assumem valores diferentes, nas duas épocas em foco."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais"
    "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, MEMÓRIAS DE IDOSOS, PRÁTICAS CULTURAIS E EDUCATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID745_20112016215536.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA CARLENE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CARLENE"
    "autor_email" => "franciscacarlene@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26334
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 251
    "inscrito_id" => 745
    "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DISCURSOS DE IDOSOS: ARGUMENTAÇÃO EM DEPOIMENTOS DE MORADORES DO MUNICÓPIO DE RIACHO DE SANTANA/ RN"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar processos argumentativos em depoimentos de idosos de Riacho de Santana/RN. Selecionamos para esta pesquisa entrevistas com dois idosos e delas trouxemos excertos que abordam temas referentes à educação, respeito aos pais ou familiares mais velhos e às práticas de ensino daquela época. O corpus analisado é constituído por discursos de dois idosos e foi constituído por meio de entrevistas gravadas, com depoimentos voluntários dos entrevistados. Os idosos, em meio às memórias que os cercam, conseguem trazer à tona argumentos baseados na estrutura do real e que fundamentam a estrutura do real, sobretudo, com ensinamentos válidos ainda para as gerações atuais, revelando valores concretos e abstratos que se alteram ao longo do tempo. Para análise, fazemos interpretações dos discursos que subjazem os depoimentos e identificamos as teses, hierarquia de valores e recursos de presenças nos depoimentos dos idosos sobre práticas educativas, com ênfase em temas como educação e família. Como aporte teórico, trazemos Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Abreu (2009), Fiorin (2016) e Bosi (1994). As análises apresentam discursos que revelam uma realidade diferente no âmbito das práticas educativas de antigamente, das práticas formais e não formais, trazem elementos e discussões pertinentes sobre a argumentação no discurso e as hierarquias de valores de hoje e ontem sobre a educação e o trabalho, que assumem valores diferentes, nas duas épocas em foco."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais"
    "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, MEMÓRIAS DE IDOSOS, PRÁTICAS CULTURAIS E EDUCATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID745_20112016215536.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA CARLENE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CARLENE"
    "autor_email" => "franciscacarlene@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho objetiva analisar processos argumentativos em depoimentos de idosos de Riacho de Santana/RN. Selecionamos para esta pesquisa entrevistas com dois idosos e delas trouxemos excertos que abordam temas referentes à educação, respeito aos pais ou familiares mais velhos e às práticas de ensino daquela época. O corpus analisado é constituído por discursos de dois idosos e foi constituído por meio de entrevistas gravadas, com depoimentos voluntários dos entrevistados. Os idosos, em meio às memórias que os cercam, conseguem trazer à tona argumentos baseados na estrutura do real e que fundamentam a estrutura do real, sobretudo, com ensinamentos válidos ainda para as gerações atuais, revelando valores concretos e abstratos que se alteram ao longo do tempo. Para análise, fazemos interpretações dos discursos que subjazem os depoimentos e identificamos as teses, hierarquia de valores e recursos de presenças nos depoimentos dos idosos sobre práticas educativas, com ênfase em temas como educação e família. Como aporte teórico, trazemos Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Abreu (2009), Fiorin (2016) e Bosi (1994). As análises apresentam discursos que revelam uma realidade diferente no âmbito das práticas educativas de antigamente, das práticas formais e não formais, trazem elementos e discussões pertinentes sobre a argumentação no discurso e as hierarquias de valores de hoje e ontem sobre a educação e o trabalho, que assumem valores diferentes, nas duas épocas em foco.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.