Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: UMA INTERVENÇÃO SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

Palavra-chaves: MATERIAIS MANIPULÁVEIS, PIBID, METODOLOGIA DE ENSINO, CAPES Comunicação Oral (CO) ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares
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Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Este artigo descreve uma intervenção educacional realizada por discentes do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte campus Santa Cruz (IFRN/SC), que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Essa intervenção foi realizada na Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza (EEMAS) localizada na cidade de Campo Redondo interior do Rio Grande do Norte. O objetivo dessa intervenção foi auxiliar os alunos em sua aprendizagem, facilitando o entendimento dos envolvidos no processo educacional relacionado a alguns conteúdos que abordam Geometria Plana, são eles: Classificação de triângulos quanto aos lados e ângulos, soma dos ângulos internos de um triângulo, teorema de Pitágoras, cálculo de área de triângulos, congruência de triângulos e desigualdade triangular. Para alcançar esse objetivo, fizemos uso de materiais manipuláveis como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem. A oficina se desenvolveu nas seguintes etapas: Aplicação de um exercício inicial; Manipulação de canudos; Utilização de papel emborrachado para construção de triângulos; Discussão do conteúdo trabalhado; Atividade final; Questionário com perguntas fechadas. Após um estudo teórico e a análise dos dados obtidos através da realização da oficina, foi possível notar que o objetivo da mesma foi alcançado uma vez que, houve um avanço significativo nas respostas dos exercícios, além disso, através do questionário os alunos afirmaram que essa metodologia de ensino facilitou seu aprendizado, pois, o ajudou a entender os conteúdos de forma mais interessante. Diante disso, podemos afirmar que a utilização de materiais manipuláveis no ensino de matemática contribui de maneira significativa no aprendizado dos alunos.

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