: O presente artigo é resultado das experiências desenvolvidas no Estágio Supervisionado I, do curso de Pedagogia, do CAMEAM/UERN, em uma instituição de Educação Infantil, em uma turma de Pré-escola II, tendo como objetivo proporcionar aos orientandos a sistematização de conhecimentos teóricos e práticos, relacionados à sua área de formação e ao aprimoramento quanto a sua atuação no âmbito escolar da educação infantil. Apresenta a conceitualizacão de uma rotina e pretende abordar aspectos referentes à sua importância como prática educativa na educação infantil. Vem esclarecer num primeiro momento o que seja uma rotina, e como esta se torna um recurso eficaz capaz de desenvolver uma aprendizagem significativa na educação infantil. Depois, sob essa perspectiva apresenta um relato de experiência no estágio supervisionado na Pré-escola II, realizado na creche municipal Severino de Freitas Rêgo e a aplicação do projeto Brinquedo de sucata: Uma nova maneira de ver e sentir o ambiente, que vem fazer uma relação entre teoria e prática, tendo a rotina como foco principal. Teve como metodologia a pesquisa qualitativa na qual para a análise dos resultados foram utilizados as notas de campo e a observação direta. Ao longo do trabalho percebemos que, de fato, a rotina promove a autonomia e a segurança das crianças, além de desenvolver o aspecto organizacional das ações diárias das creches e pré-escolas, e dessa forma promove um ambiente favorável, facilitando o desenvolvimento de uma aprendizagem satisfatória.