Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

ROTINA ESCOLAR: DEFINIÇÕES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA CRECHE MUNICIPAL SEVERINO DE FREITAS RÊGO

Palavra-chaves: ROTINA, EDUCAÇÃO INFANTIL, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26353
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 209
    "inscrito_id" => 314
    "titulo" => "ROTINA ESCOLAR: DEFINIÇÕES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA CRECHE MUNICIPAL SEVERINO DE FREITAS RÊGO"
    "resumo" => ": O presente artigo é resultado das experiências desenvolvidas no Estágio Supervisionado I, do curso de Pedagogia, do CAMEAM/UERN, em uma instituição de Educação Infantil, em uma turma de Pré-escola II, tendo como objetivo proporcionar aos orientandos a sistematização de conhecimentos teóricos e práticos, relacionados à sua área de formação e ao aprimoramento quanto a sua atuação no âmbito escolar da educação infantil. Apresenta a conceitualizacão de uma rotina e pretende abordar aspectos referentes à sua importância como prática educativa na educação infantil. Vem esclarecer num primeiro momento o que seja uma rotina, e como esta se torna um recurso eficaz capaz de desenvolver uma aprendizagem significativa na educação infantil. Depois, sob essa perspectiva apresenta um relato de experiência no estágio supervisionado na Pré-escola II, realizado na creche municipal Severino de Freitas Rêgo e a aplicação do projeto Brinquedo de sucata: Uma nova maneira de ver e sentir o ambiente, que vem fazer uma relação entre teoria e prática, tendo a rotina como foco principal. Teve como metodologia a pesquisa qualitativa na qual para a análise dos resultados foram utilizados as notas de campo e a observação direta. Ao longo do trabalho percebemos que, de fato, a rotina promove a autonomia e a segurança das crianças, além de desenvolver o aspecto organizacional das ações diárias das creches e pré-escolas, e dessa forma promove um ambiente favorável, facilitando o desenvolvimento de uma aprendizagem satisfatória."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares"
    "palavra_chave" => "ROTINA, EDUCAÇÃO INFANTIL, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID314_17112016185332.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SELMA DO NASCIMENTO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "SELMA COSTA"
    "autor_email" => "ceuemar73@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26353
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 209
    "inscrito_id" => 314
    "titulo" => "ROTINA ESCOLAR: DEFINIÇÕES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA CRECHE MUNICIPAL SEVERINO DE FREITAS RÊGO"
    "resumo" => ": O presente artigo é resultado das experiências desenvolvidas no Estágio Supervisionado I, do curso de Pedagogia, do CAMEAM/UERN, em uma instituição de Educação Infantil, em uma turma de Pré-escola II, tendo como objetivo proporcionar aos orientandos a sistematização de conhecimentos teóricos e práticos, relacionados à sua área de formação e ao aprimoramento quanto a sua atuação no âmbito escolar da educação infantil. Apresenta a conceitualizacão de uma rotina e pretende abordar aspectos referentes à sua importância como prática educativa na educação infantil. Vem esclarecer num primeiro momento o que seja uma rotina, e como esta se torna um recurso eficaz capaz de desenvolver uma aprendizagem significativa na educação infantil. Depois, sob essa perspectiva apresenta um relato de experiência no estágio supervisionado na Pré-escola II, realizado na creche municipal Severino de Freitas Rêgo e a aplicação do projeto Brinquedo de sucata: Uma nova maneira de ver e sentir o ambiente, que vem fazer uma relação entre teoria e prática, tendo a rotina como foco principal. Teve como metodologia a pesquisa qualitativa na qual para a análise dos resultados foram utilizados as notas de campo e a observação direta. Ao longo do trabalho percebemos que, de fato, a rotina promove a autonomia e a segurança das crianças, além de desenvolver o aspecto organizacional das ações diárias das creches e pré-escolas, e dessa forma promove um ambiente favorável, facilitando o desenvolvimento de uma aprendizagem satisfatória."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares"
    "palavra_chave" => "ROTINA, EDUCAÇÃO INFANTIL, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID314_17112016185332.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SELMA DO NASCIMENTO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "SELMA COSTA"
    "autor_email" => "ceuemar73@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

: O presente artigo é resultado das experiências desenvolvidas no Estágio Supervisionado I, do curso de Pedagogia, do CAMEAM/UERN, em uma instituição de Educação Infantil, em uma turma de Pré-escola II, tendo como objetivo proporcionar aos orientandos a sistematização de conhecimentos teóricos e práticos, relacionados à sua área de formação e ao aprimoramento quanto a sua atuação no âmbito escolar da educação infantil. Apresenta a conceitualizacão de uma rotina e pretende abordar aspectos referentes à sua importância como prática educativa na educação infantil. Vem esclarecer num primeiro momento o que seja uma rotina, e como esta se torna um recurso eficaz capaz de desenvolver uma aprendizagem significativa na educação infantil. Depois, sob essa perspectiva apresenta um relato de experiência no estágio supervisionado na Pré-escola II, realizado na creche municipal Severino de Freitas Rêgo e a aplicação do projeto Brinquedo de sucata: Uma nova maneira de ver e sentir o ambiente, que vem fazer uma relação entre teoria e prática, tendo a rotina como foco principal. Teve como metodologia a pesquisa qualitativa na qual para a análise dos resultados foram utilizados as notas de campo e a observação direta. Ao longo do trabalho percebemos que, de fato, a rotina promove a autonomia e a segurança das crianças, além de desenvolver o aspecto organizacional das ações diárias das creches e pré-escolas, e dessa forma promove um ambiente favorável, facilitando o desenvolvimento de uma aprendizagem satisfatória.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.