EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA VISÃO DOS ALUNOS, PROFESSORES E DIREÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL 26 DE JUNHO – MAJOR SALES/RN
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26241 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 81 "inscrito_id" => 129 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA VISÃO DOS ALUNOS, PROFESSORES E DIREÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL 26 DE JUNHO – MAJOR SALES/RN" "resumo" => "Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar e discutir como a Educação Física está sendo vista na escola estadual 26 de junho, do município de Major Sales, a partir da percepção dos alunos, professores e da direção da escola, bem como sugerir alternativas para as possíveis dificuldades encontradas na prática pedagógica. Consiste em uma pesquisa de campo, descritiva e de abordagem qualitativa, tendo como população os sujeitos da Escola Estadual 26 de junho do município de Major Sales – RN, mais especificamente os alunos do 1º ano do turno matutino tendo como amostra 10 (dez) estudantes regulamente matriculados e frequentadores das aulas de Educação Física, de ambos os sexos, com faixa etária entre 15 a 17 anos, 02 (dois) professores efetivos, um formado em Educação Física e o outro em Filosofia, e a direção da referida escola. O instrumento utilizado como coleta de informações foi um questionário com perguntas fechadas e abertas e por meio de observações do contexto escolar. Diante da análise foi possível identificar que a principal dificuldade presente no cotidiano da escola, a partir da percepção dos professores e alunos, está relacionada à falta de planejamento das atividades, e o desinteresse por parte de alguns alunos, tendo em vista que, por essa percepção, há predominância de aulas recreativas voltadas para a melhoria da saúde e a prática de esportes. Concluímos que uma das alternativas sugeridas para melhorar a qualidade das aulas foi que o professor fundamentasse suas aulas em uma, ou mais, abordagens pedagógicas da Educação Física, bem como busque uma formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID129_11112016120039.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MAXSUEL FERREIRA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "MAXSUEL ARAUJO" "autor_email" => "maxwellferriera@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE/CAMEAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26241 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 81 "inscrito_id" => 129 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA VISÃO DOS ALUNOS, PROFESSORES E DIREÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL 26 DE JUNHO – MAJOR SALES/RN" "resumo" => "Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar e discutir como a Educação Física está sendo vista na escola estadual 26 de junho, do município de Major Sales, a partir da percepção dos alunos, professores e da direção da escola, bem como sugerir alternativas para as possíveis dificuldades encontradas na prática pedagógica. Consiste em uma pesquisa de campo, descritiva e de abordagem qualitativa, tendo como população os sujeitos da Escola Estadual 26 de junho do município de Major Sales – RN, mais especificamente os alunos do 1º ano do turno matutino tendo como amostra 10 (dez) estudantes regulamente matriculados e frequentadores das aulas de Educação Física, de ambos os sexos, com faixa etária entre 15 a 17 anos, 02 (dois) professores efetivos, um formado em Educação Física e o outro em Filosofia, e a direção da referida escola. O instrumento utilizado como coleta de informações foi um questionário com perguntas fechadas e abertas e por meio de observações do contexto escolar. Diante da análise foi possível identificar que a principal dificuldade presente no cotidiano da escola, a partir da percepção dos professores e alunos, está relacionada à falta de planejamento das atividades, e o desinteresse por parte de alguns alunos, tendo em vista que, por essa percepção, há predominância de aulas recreativas voltadas para a melhoria da saúde e a prática de esportes. Concluímos que uma das alternativas sugeridas para melhorar a qualidade das aulas foi que o professor fundamentasse suas aulas em uma, ou mais, abordagens pedagógicas da Educação Física, bem como busque uma formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID129_11112016120039.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MAXSUEL FERREIRA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "MAXSUEL ARAUJO" "autor_email" => "maxwellferriera@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE/CAMEAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }