Este artigo é fruto de um pesquisa intitulada “A Presença Negra no Magistério: Formação, Memória e Saberes de Professoras Negras do Alto-Oeste Potiguar”, em cumprimento ao plano de trabalho: “Trajetória Formativa e Luta pelo Reconhecimento Social de Professoras Negras: Saberes e Carreira Docente”. As questões étnico raciais delimitam o espaço de pessoas negras em todas as profissões, inclusive, no Magistério. Nos últimos anos, percebemos que a presença de mulheres negras na profissão docente aumentou consideravelmente, mas as questões da identidade étnica se sobressaem à construção de uma identidade profissional. Esse estudo é uma revisão bibliográfica e discute o conceito de identidade na sociedade pós-moderna, bem como a luta de professoras negras para ser reconhecidas social e profissionalmente. A problemática abordada é: Como as questões étnico raciais influenciam na construção de identidade e na luta pelo reconhecimento das professoras negras? Os objetivos prepostos são: Discutir o conceito de identidade na sociedade pós-moderna; Perceber as relações de pertencimento das professoras negras com a profissão docente; Identificar a luta dessas profissionais pelo reconhecimento social, moldado por questões étnicas e culturais. Como aporte teórico metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa para a análise dos dados, e como referencial teórico utilizamos autores que discutem identidade cultural, luta por reconhecimento social e relações étnico raciais, devidamente referenciados no corpo do texto. Ao término da pesquisa, constatamos que a construção da identidade profissional de professoras negras e a luta pelo reconhecimento social é moldada por valores histórico culturais, perpetuados por uma elite branca que se considera, culturalmente, superior.